Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  16/02/2023


ANDES-SN divulga Carta de Rio Branco




Está disponível para leitura a Carta de Rio Branco, documento que sintetiza as deliberações do 41º Congresso do ANDES-SN. Foram cinco dias de debates no encontro docente de instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional, ocorrido de 06 a 10 de fevereiro, em Rio Branco (AC), com tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”.

 

O documento apresenta também breve leitura da conjuntura, a qual é moldada pela resistência diante das consequências da pandemia da covid-19 e do desgoverno derrotado de Jair Bolsonaro, o qual desferiu sucessivos ataques à categoria trabalhadora do funcionalismo público federal, em especial à classe docente. 

 

A Carta relembra ainda que a historiografia brasileira trata como desbravadores aqueles que trouxeram o ecocídio e o genocídio para a natureza e as populações originárias da região norte, mas que anos depois a populações originárias remanescentes podem se articular em luta pelas suas sobrevivências.

 

“O desafio de mobilizar e organizar as e os trabalhadores é imenso para barrar a ofensiva do capital e do fascismo. Espraia-se em todos os cantos e políticas, atenta contra a vida na materialidade da indissociabilidade entre a exploração e as opressões”, afirma o documento, finalizando o texto com um chamado geral em defesa da vida e da classe trabalhadora: “Viva a luta antirracista, antimachista, antilgbtqiap+fóbica, antifascista, viva a luta dos povos originários. Precisamos avançar muito!!! VIVA O ANDES-SN”

 

Encaminhamentos

 

Entre as principais deliberações do Congresso, está a aprovação da desfiliação do ANDES-SN da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), com 262 votos a favor, 127 contra e 7 abstenções.

 

Os delegados e as delegadas também aprovaram o Plano de Lutas do Setor das Instituições Municipais e Estaduais de Ensino (Imes/Iees) e o Plano de Lutas dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes), com decisão de intensificar a luta pela revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/2016, o Teto dos Gastos Sociais, e arquivar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, a Contrarreforma Administrativa.

 

A ADUA foi representada por 13 docentes. Sendo delegadas da Seção Sindical as professoras: Maria Eliane Vasconcelos (ICSEZ) e Jocélia Barbosa (Faced) e os delegados os professores Jacob Paiva (Faced), Marcelo Dayron (IEAA), José Alcimar de Oliveira (IFCHS), Tomzé Costa (FIC), Lino João Neves (IFCHS) e Jorge Barros (FES).

 

Como observadoras foram escolhidas as professoras Marinez França (ICSEZ), Gisele Costa (Faced) e Guilhermina de Melo (FIC) e, como observadores, os professores Antonio Neto (IFCHS) e Raimundo Nonato (IFCHS).

 

No último dia do encontro, a cidade de Fortaleza (CE) foi anunciada como sede do 42º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado em 2024, na Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo organizado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). 

 

Leia aqui a Carta de Rio Branco

 

 

Foto: Daisy Melo/Ascom ADUA

 

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN

 

 

Leia também:

Aprovada desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas durante 41º Congresso do Sindicato

 

Aprovado plano de Lutas de Setor das Instituições Municipais e Estaduais de Ensino no Congresso do ANDES-SN

 

Docentes negros e negras realizam protesto no quarto dia do 41º Congresso do ANDES-SN

 

Luta por recomposição orçamentária da Educação e direitos dos e das SPFs compõe Plano de Lutas do Setor das Ifes aprovado em Congresso

 

Governo e servidores(as) irão iniciar tratativas sobre reajuste no dia 16 de fevereiro

 

41º Congresso do ANDES-SN inicia com canto indígena em Rio Branco (AC)

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL