Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  10/02/2023


Aprovada desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas durante 41º Congresso do Sindicato



 

*Matéria atualizada às 18h30 (horário de Rio Branco) desta sexta-feira 

 

 

 

Com 262 votos a favor, 127 contra e 7 abstenções foi aprovada a desfiliação do ANDES-SN da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), na manhã de sexta-feira (10), durante o 41º Congresso do Sindicato Nacional, em Rio Branco (AC). A questão da saída da entidade da central faz parte do “Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras”. O encontro teve início na segunda (6) e segue até a noite desta sexta. O Congresso conta com a participação de 13 docentes da ADUA.

 

Antes da votação foram sorteados os professores e as professoras para que apresentassem argumentos contra ou a favor da desfiliação. Entre os que defenderam esteve o docente Luiz Fernando Rojo (Aduff). “Se a gente quer organizar a luta para este ano e defender a universidade, a educação pública, gratuita e de qualidade, precisamos de unidade, e a CSP-Conlutas, neste momento, é um entrave a unidade, a avançar na construção de pautas (...) uma tarefa inadiável, para o enfrentamento das lutas nesse próximo período, é sair da CSP-Conlutas, ou não iremos construir a unidade necessária”, disse.

 

Por outro lado, outros e outras docentes defenderam a manutenção do Sindicato Nacional na Central. “Enquanto mulher, trabalhadora, negra, professora, mãe, observo que estar e fazer parte de uma central sindical popular é importante e essencial para que a gente possa fortalecer a luta das mulheres trabalhadoras, trans, quilombolas, indígenas, pescadoras, extrativistas, docentes (...) abandonar nosso instrumento de luta seria uma decisão equivocada”, afirmou a professora Liliane Soares (Sindufap).

 

 

Eleições 

 

Os debates sobre os pontos do “Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras” incluíram ainda o Regimento Eleitoral das Eleições do ANDES-SN para as eleições deste ano, que ocorrerão nos dias 10 e 11 de maio, e foi aprovado pela Plenária.

 

Posteriormente, quatro chapas apresentaram candidaturas para ocupar a Diretoria do Sindicato Nacional. São elas: Chapa 1 "ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar" - presidente: Gustavo Seferian; secretária-geral: Francieli Rebelatto e 1º tesoureiro: Jennifer Susan Webb Santos; Chapa 2 "ANDES-SN Classista e de Luta" - presidente: André Rodrigues Guimarães; secretária-geral: Celeste Pereira e 1º tesoureiro: Welbson do Vale Madeira. 

 

Outras que apresentaram candidatura foram as Chapa 3 - Renova Andes - presidente: Luís Antonio Pasquetti, secretária-geral: Eleonora Ziller Camenietzki; 1ª tesoureira: Erika Suruagy; e Chapa 4 - "ANDES-SN classista: romper com a capitulação para lutar por salários, direitos e pelo socialismo" - presidenta: Soraia de Carvalho; secretário Geral - Raphael Góes Furtado, e 1ª tesoureira: Gisele Cardoso Costa.

 

Em seguida, os e as participantes do Congresso votaram a composição da Comissao Eleitoral (mais informações em breve).

 

Outro Texto de Resolução aprovado durante o Congresso foi o que previa a realização de doação no valor de R$ 200 mil, pelo ANDES-SN, em favor do povo indígena Yanomami, com o fim de auxiliar na promoção das medidas necessárias à reparação dos danos sofridos e à redução dos efeitos da crise sanitária e humanitária decorrente das omissões e ações do governo genocida de Jair Bolsonaro. 

 

Por aclamação, a sede do próximo 42º Congresso do ANDES-SN será em Fortaleza (CE), em 2024. O encontro irá ocorrer na Universidade Federal do Ceará (UFC).  A proposta foi apresentada à plenária pela Diretoria da ADUFC-Sindicato. “Fortaleza é uma cidade com pulsão política e foi um dos polos de resistência contra o fascismo no desgoverno de Jair Bolsonaro. A comunidade da Universidade Federal do Ceará esteve permanentemente mobilizada para enfrentar a intervenção bolsonarista na instituição, agitando a cidade com atos, cadeiraços, assembleias unificadas e denúncias à imprensa contra a censura e o autoritarismo ao longo dos últimos anos”, destacou o presidente da entidade, Bruno Rocha. 

 

 

Com tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, participam do Congresso docentes de 82 seções sindicais, sendo 436 delegados e delegadas, 124 observadores e observadoras, 17 convidados e convidadas, 34 diretores e diretoras do ANDES-SN. No total, o encontro conta com 611 participantes, entre eles 13 docentes (entre delegados, delegadas, observadores e observadoras) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que compõem a delegação da ADUA.

 

 

 

Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA

 

Fonte: ADUA

 

 

 

Leia também

 

Aprovado plano de Lutas de Setor das Instituições Municipais e Estaduais de Ensino no Congresso do ANDES-SN

 

Docentes negros e negras realizam protesto no quarto dia do 41º Congresso do ANDES-SN

 

Luta por recomposição orçamentária da Educação e direitos dos e das SPFs compõe Plano de Lutas do Setor das Ifes aprovado em Congresso

 

Governo e servidores(as) irão iniciar tratativas sobre reajuste no dia 16 de fevereiro

 

41º Congresso do ANDES-SN inicia com canto indígena em Rio Branco (AC)

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL