Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  07/02/2023


7 de fevereiro - Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas



 

Neste dia 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, a ADUA reitera a defesa pela garantia dos direitos dos povos originários do Brasil.  São 523 anos de resistência, 305 povos e 274 idiomas diferentes em todo o território brasileiro. Demarcação de Terras Indígenas, sim! Vidas Indígenas importam!

 

A data foi instituída em 2008, em homenagem a luta do guarani Sepé Tiaraju, morto em 7 de fevereiro de 1756 durante a histórica Batalha de Caiboaté, em São Gabriel (RS). No conflito, cerca de 1.500 vidas indígenas foram perdidas, mas o corpo de Sepé não foi encontrado, dando origem ao mito de que o herói teria subido aos céus.

 

Na atual conjuntura, a data marca ainda a resistência indígena, celebrando vitórias, como as conquistas de diversos espaços, como por exemplo na política, bem como é um dia para chamar atenção para necessidade de emergência para a crise humanitária de povos que estão sendo ameaçados constantemente, como os Yanomami, que sofrem as consequências das invasões de territórios, da não demarcação de territórios, do desmatamento, do garimpo ilegal, da falta de assistência adequada em saúde, quadro que piorou com a necropolítica do governo derrotado de Bolsonaro. Por isso, em 2023, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas é visto como uma data para reconstruir e fortalecer os povos indígenas. 

 

Acampamento 

 

As entidades indígenas se mobilizam para defender seus direitos e organizam o Acampamento Terra Livre 2023, marcado para os dias 24 a 28 de abril, em Brasília (DF). A mobilização irá denunciar a violência enfrentada e buscar soluções para os problemas.

 

A programação do ATL 2023 está sendo construída pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), pela Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), Comissão Guarani Yvyrupa, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Conselho do Povo Terena e Assembléia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu).

 

Resistências

 

Para dar ênfase ao debate e livre discussão com temática indígena, a revista Resistência nº 5 da ADUA terá como tema Central “Povos Indígenas: a luta pela existência em um mundo desigual". A comissão editorial recebe até o final de fevereiro as contribuições de textos para compor o número, que podem ser enviados para o e-mail revisresistencias@gmail.com. 

 

Fontes: ADUA com informações de Apib e Correio do Brasil

 

Leia também:

 

Encerra no dia 28 de fevereiro prazo para envio de colaborações para a revista "Resistências”

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL