Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  20/01/2023


Concluída segunda fase do projeto da ADUA “Memórias Militantes”



 

Com objetivo de dar continuidade às atividades de manutenção e organização do acervo documental, de cunho administrativo e de luta sindical, a ADUA implantou a segunda fase do Projeto “Memórias Militantes” em julho de 2022. O projeto foi finalizado no dia 10 de janeiro deste ano, após seis meses de atividades que resultaram na manutenção do acervo documental existente no Arquivo físico; criação de um arquivo digitalizado; organização de materiais não arquivados; revitalização de documentos e fotografias expostos na sede; catalogação de 40 das 160 caixas de documentos de todos os setores da ADUA; revisão e atualização dos itens da biblioteca; atualização do Manual de Procedimentos de Guarda de Documentos da Seção Sindical e treinamento da diretoria e dos(as) funcionários(as) na manutenção, classificação e organização dos documentos produzidos.

 

A iniciativa é manter a resistência da ADUA a partir também de uma perspectiva de um “passado vivo”, pois a organização do acervo documental auxilia o sindicato a reconhecer a própria história e permitir que a trajetória possa ser conhecida por outras pessoas.

 

“Todas as atividades que cercam o projeto Memórias Militantes se constituem no empenho das professoras e dos professores que, por décadas, dedicam-se a garantir o direito à educação universitária pública. Dessa forma, professoras e professores opõem-se ao esquecimento, aos projetos reacionários que desmontam a universidade e pretendem desmobilizar as lutas”, explica a coordenadora do projeto e historiadora, Rafaela Basto.

 

A digitalização do acervo físico é uma das atividades urgentes e desafiadoras no projeto, uma vez que a organização do arquivo também objetiva facilitar o acesso para futuras consultas de um rico acervo que guarda 43 anos de história da Seção Sindical.

 

Segundo o relatório final desta fase do projeto, devido adversidades encontradas no decorrer das atividades, foram digitalizados os conteúdos de apenas 15 caixas catalogadas. O documento aponta ainda a criação de uma lista em Excel contendo a indicação de todos os documentos existentes em cada caixa, com objetivo de fornecer o universo de produção ao longo dos anos da ADUA e facilitar a inserção de documentos novos em cada caixa física ou pasta digital e a consulta dos materiais já existentes.  

 

Em avaliação sobre o projeto, a coordenadora do projeto indica a necessidade de continuidade do projeto, com o trabalho de digitalização dos documentos físicos, para além dos que já estão organizados no Arquivo. Uma das possibilidades apontadas é também a realização de um dossiê dos e das sindicalizadas, cujo acervo somam 8 caixas com fichas de filiação ainda não catalogadas.

 

Fase 1 

 

O Projeto Memórias Militantes teve sua primeira fase executada em 2018/2019. Os principais resultados foram organização do acervo documental existente no Arquivo da ADUA; elaboração de banner de apresentação de breve histórico da ADUA para o 38º Congresso ANDES-SN, em janeiro de 2019; produção de exposição física permanente de fotografias referentes aos congressos, greves, assembleias e festividades da ADUA; organização da biblioteca, identificação de fotografias das décadas de 1970 a 1990; e inserção de documentação sobre diretorias, vídeos e fotografias no site da ADUA.

 

 

 

Fotos: Sue Anne Cursino

 

Fonte: ADUA

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL