Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  14/12/2022


Revista da ADUA “Resistências” recebe colaborações até 28 de fevereiro de 2023



 

 

A Comissão Editorial da revista da ADUA “Resistências” recebe até 28 de fevereiro de 2023 as colaborações para o número 5, que terá como tema central “Povos Indígenas: a luta pela existência em um mundo desigual”. Os artigos e as entrevistas de ou com liderança indígena nacional devem ser enviados para o e-mail revisresistencias@gmail.com

 

Os subtemas da revista número 5 são: 1) Abrindo o debate: artigo ou entrevista de ou com liderança indígena nacional; 2) Ameaças e violências contra a existência dos povos indígenas: preconceitos históricos; negação de direitos à cultura; projetos nacionais de “integração marginal” dos e das indígenas; vulnerabilidade imposta às populações indígenas; exclusão social como artifício para afirmar a suposta “inferioridade indígena”.

Também são subtemas: 3) Brasil, um país contra os e as indígenas: crítica à perspectiva dos povos indígenas como inimigos do país, obstáculo ao “progresso”; políticas governamentais anti-indígenas; negação de direitos garantidos em legislações, como educação, saúde e reconhecimento de terras; 4) Povos indígenas em risco de extermínio: ações governamentais que colocam em perigo a vida dos povos indígenas; atividades criminosas da presença de religiões estranhas à cultura indígena; casos concretos e de ameaças de etnocídio e genocídio.

 

Outros subtemas que podem ser explorados nas produções são: 5) Resistência e lutas indígenas: perseverança das culturas indígenas; enfrentamento da negação como povos originários; lutas históricas frente à expansão do agronegócio, mineração, invasão de terras, grilagem, desmatamento e depredação ambiental; participação na política nacional. 6) Conhecimentos indígenas: importância da preservação dos saberes e tradições indígenas; contribuição das epistemologias indígenas; valorização da diversidade étnica; coexistência em um Estado Plurinacional e Pluriétnico.

 

Formatação

 

Os interessados e as interessadas em colaborar devem atender às seguintes orientações para composição dos textos:  9 a 10 mil caracteres (com espaço); salvo em arquivo Word; fonte Times New Roman; corpo 12; espaço 1,5; margens de 1,5 cm em todos os lados e indicação de subtema. As notas de rodapés devem ser apresentadas curtas e numeradas em algarismos arábicos, ao final do texto. As produções devem trazer também o nome dos autores e das autoras; locações profissionais, universidade ou instituição; e e-mail.

 

Resistências

 

A revista Resistências é um periódico impresso e digital criado em 2019, com o objetivo de proporcionar um espaço para estimular o livre debate e a discussão de ideias políticas. A Comissão Editorial é formada pelos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tomzé Costa, Lino João de Oliveira Neves e Marcelo Vallina, e pelas professoras Iolete Ribeiro e Ivânia Vieira.

 

O quarto número de Resistências foi lançado no dia 27 de outubro de 2022, com tema “Ações Destrutivas do Governo Federal na Amazônia”. A revista está disponível em PDF no site da ADUA e em formato revista na plataforma Issuu.

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL