Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  29/11/2022


Encontro da Regional Norte 1 do ANDES-SN partilha experiências e aponta rumos para mobilização da categoria



 

Durante dois dias (25 e 26 de novembro), docentes representantes das Regional Norte 1 do ANDES-SN estiveram reunidos em Porto Velho (RO) para debater o tema “Amazônias: Território de Lutas e Resistências”. O evento teve como objetivo partilhar experiências, apontar rumos para a mobilização da categoria e avançar na organização conjunta em defesa da universidade democrática e autônoma.

 

A ADUA participou do evento que teve abertura, na manhã da sexta-feira, no auditório do Museu da Memória Rondoniense. O presidente eleito da ADUA, Jacob Paiva, foi um dos palestrantes convidados. O professor participou da primeira mesa que teve como tema “Universidade e a Luta sindical: o Debate da Resistência em torno dos Movimentos Sociais”.

 

Jacob Paiva comentou que os relatos do e da representação indígena, assim como dos e das docentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), demonstraram a continuidade dos graves ataques aos direitos duramente conquistados e inscritos na Constituição Federal de 1988.

 

 

“Ficou bastante evidente a necessidade da articulação orgânica entre as lutas da categoria com as lutas mais gerais da classe e dos segmentos populares mais espoliados e oprimidos, assim como a necessidade das universidades públicas brasileiras aprofundarem a articulação de suas atividades com os interesses da maioria da população. Uma exigência urgente se quisermos manter essas instituições vinculadas ao projeto historicamente defendido pelo movimento docente organizado pelo ANDES-SN”, comentou.

 

Além de Jacob, também integraram a mesa a professora Letícia Mamed, da Universidade Federal do Acre (Ufac), como mediadora, a professora Teresa Cruz (Ufac) e as lideranças indígenas, Rosa Maria Guarasugwe, e Adriano Karipuna.

 

No período da tarde do mesmo dia, ocorreu a reunião dos e das representantes das seções sindicais da Regional Norte 1 do ANDES-SN. A ADUA foi representada pelos atuais diretores, o 1º tesoureiro, Tomzé Costa, e a presidente, Ana Lúcia Gomes.

 

 

Na avaliação do professor Tomzé Costa, entre os destaques estiveram as ausências sentidas foram as da Seções Sindicais de Roraima (estadual e federal). “É um desafio para a próxima direção da Regional recuperar, verificar o que está acontecendo lá”, comentou. Outro ponto debatido foi a situação da Seção Sindical de Rondônia que ainda está em fase de recuperação após passar por uma tomada ilegítima da direção da entidade.

 

Na manhã do segundo e último dia do encontro, foi realizada a mesa redonda “Progressões funcionais e promoções”, no auditório da Unir Centro. A palestra foi feita pelo 1º tesoureiro do ANDES-SN, Amauri Fragoso, e teve como mediadora, a 1ª secretária da Regional Norte 1, Marilsa de Souza.

 

Sobre o debate desse tema, o professor Tomzé afirmou que foi levantada a necessidade da recuperação da carreira, que hoje se encontra ‘despedaçada’. “Há uma expectativa de que isso ocorra nesse novo governo, mas foi justamente na época do governo Lula que houve essa ‘quebra’ na carreira, pessoas com o mesmo cargo e função com salários diferentes”.

 

As seções sindicais que integram a Regional Norte 1 do ANDES-SN são ADUA, Adunir, Adufac, Associação dos Docentes da Universidade Federal de Roraima (SESDUF-RR), Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Roraima (SINDUERR) e Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA).

 

 

Fotos: Valéria Libório/Regional Norte 1, ADUA/Ana Lúcia Gomes e Adunir

 

Fonte: ADUA com informações da Adunir



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL