Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  19/10/2022


Bolsonaro mente em debate ao dizer que concedeu reajuste a docentes da rede federal



 

Durante o debate entre os candidatos à presidência do país, realizado no último dia 16, na Rede Bandeirantes, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), mentiu ao dizer que concedeu aumento salarial à categoria docente da rede federal de ensino, que está há cinco anos sem receber reajuste. O debate foi promovido pela TV Bandeirantes em parceria com Folha de São Paulo, UOL e TV Cultura.O debate foi promovido pela TV Bandeirantes em parceria com Folha de São Paulo, UOL e TV Cultura.

 

“Quem foi que deu o maior reajuste aos professores do Brasil? Você está olhando pra ele. Jair Bolsonaro. 33%”, mentiu, durante o debate, o presidente da república. Na realidade, o reajuste de 33% foi pago por estados e municípios aos professores do Magistério do Ensino Básico, em cumprimento à Lei nº 11.738, sancionada em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A legislação não inclui docentes que atuam em institutos e universidades federais.

 

“Como não tem legado e realizações para apresentar dos seus quase quatro anos de governo, resta a Bolsonaro a mentira para tentar confundir a população. É por isso que nos indignamos tanto com esse desgoverno, que tem um mentiroso compulsivo brincando de ser chefe de Estado”, afirmou, em nota, o Sinasefe.

 

Não apenas os e as docentes, mas também outras categorias dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) não tiveram reajuste salarial durante os quatro anos do atual governo. “Vale lembrar que Bolsonaro foi o primeiro presidente do século a não negociar recomposição salarial com os trabalhadores(as) do funcionalismo federal, justamente em um cenário de inflação galopante”, afirma o Sinasefe.

 

 

Ao longo deste ano de 2022, os e as SPFs (inclusive docentes do ANDES-SN e da ADUA) realizaram uma campanha nacional por reajuste salarial, encapada pelo Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe). A luta incluiu paralisações em instituições de ensino, passeatas, pressão a parlamentares em aeroporto e visitas aos seus gabinetes e uma série de outras ações. Mas, os trabalhadores as trabalhadoras não foram recebidos(as) pelo governo para discutir o tema.  

 

A coordenadora-geral da entidade, Elenira Vilela, esclarece em vídeo que Jair Bolsonaro mentiu durante o debate. Assista aqui

 

No mesmo debate, Bolsonaro também mentiu ao afirmar que “as universidades ficaram fechadas, dois anos” durante a pandemia da covid-19. O ANDES-SN publicou, nesta segunda-feira (17), uma nota em repúdio às mentiras ditas por Bolsonaro e conclamou o povo a votar no candidato Luiz Inácio Lula da Silva em defesa da democracia e contra o autoritarismo. 

 

Se o Serviço Público é necessidade, valorizar o(a) Servidor(a) tem que ser prioridade!

 

Fonte: com informações de Sinasefe, Fenasps e Sinasefe-IFSUL



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL