Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  14/09/2022


Inscrição para o curso "A Dívida dos Estados e a necessidade de Auditoria” encerra na sexta (16)



 

Encerra nesta sexta (16) a inscrição para o curso “A Dívida dos Estados e a necessidade de Auditoria”, promovido pela Auditoria Cidadã da Dívida (ACD). A formação será realizada no formato ensino a distância, com início dia 19 de setembro e término no dia 17 de dezembro. As inscrições estão sendo feitas por meio do preenchimento de um formulário online aqui. 

 

O objetivo do curso é contribuir para o empoderamento das lutas sociais no país, difundindo o conhecimento sobre o Sistema da Dívida, que consome, a cada ano, cerca de metade dos recursos do orçamento federal, com impactos também sobre os orçamentos estaduais e municipais. Isso tem servido de justificativa para as privatizações e as contrarreformas que extinguem direitos sociais e impedem o desenvolvimento socioeconômico.

 

O curso contextualiza ainda o sistema da dívida no cenário nacional e internacional, com foco em dados sobre a dívida dos estados desde a origem na década de 1970, passando pelo refinanciamento realizado pela União no final dos anos 1990, e posteriores alterações normativas, até o recente mecanismo de geração de dívida pública por meio da “securitização de créditos”.

 

A formação irá abordar os temas: o sistema da dívida e a origem da dívida dos estados; refinanciamento da dívida dos estados pela união; investigações da CPI da dívida pública; crise da dívida dos estados e novas formas de geração de dívida por meio da “securitização de créditos”; necessidade urgente de realização de completa auditoria da dívida e revisão do processo desde a origem.

 

Serão 16 aulas com utilização de material didático hipertextual (textos com links para glossários, referências bibliográficas, sites externos e vídeos). Os e as estudantes terão tarefas a realizar e serão acompanhados por professores. A qualidade da interação entre docentes-estudantes e estudantes-estudantes será um dos principais diferenciais. Outras informações sobre o curso podem ser acessadas no endereço https://auditoriacidada.org.br/cursos/.

 

Imagem: ACD

 

Fonte: ADUA com informações da ACD



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL