Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  19/08/2022


Atividade da ADUA sofre tentativa de interferência



A atividade de formação sindical, realizada pela ADUA – Seção Sindical do ANDES-SN, na manhã desta sexta-feira (19), foi interrompida por um homem que se identificou como Sérgio Kruke, líder do Movimento Conservador do Amazonas. Em vídeo publicado em uma de suas redes sociais, o homem aparece dirigindo e dizendo que “estava a caminho de comprovar uma denúncia de crime eleitoral dentro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)”. A ADUA repudia toda e qualquer forma de intimidação e ameaça e ressalta o direito constitucional à livre manifestação política.

 

Na ocasião da chegada do homem à sede da ADUA, onde fez imagens com o aparelho celular, ocorria a palestra com tema “Universidade sob Ataque e a Defesa da Democracia”, proferida pelo professor Luis Eduardo Acosta, a convite da Seção Sindical. Aberta a toda comunidade, a palestra gratuita discutia justamente a intensificação, no governo Bolsonaro, dos ataques e ameaças às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), à categoria docente e à educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. Participavam da atividade professoras, professores, estudantes e representantes de entidades.

 

Em decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) já reconheceu a possibilidade de que, não apenas o ambiente universitário admite a veiculação de preferências políticas, como reconhece a legitimidade de debates públicos, de manifestação dos e das docentes e discentes, de realização de aulas, debates e outras formas amparadas pelo livre pensar político.

 

A tentativa de intimidação confirma a necessidade de defender e garantir a liberdade de expressão e os espaços de diálogo dentro das Universidades. Dessa forma, a ADUA reafirma que irá lutar pela garantia do respeito ao direito de promoção do debate público e da manifestação política, fora e dentro do ambiente acadêmico e universitário.

 

Em suas redes sociais, o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA) publicou uma nota solidariedade à ADUA. Leia na íntegra:

 

 

 

Fonte: ADUA

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL