Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  03/08/2022


SPFs mantêm mobilizações da Jornada de Lutas em Defesa do Serviço Público e da Democracia no DF



 

Em Jornada de Lutas em Defesa do Serviço Público e da Democracia, servidores públicos federais e servidoras públicas federais (SPFs) – incluindo docentes da diretoria e das seções sindicais do ANDES-SN – de diversas partes do país têm ocupado Brasília (DF) nesta semana. Entre as reivindicações estão reajuste salarial, valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras e respeito ao processo eleitoral brasileiro. A Jornada tem atos previstos até 5 de agosto.

 

Nos dias 1 e 2 de agosto, os e as manifestantes fizeram pressão aos e às parlamentares, no aeroporto da capital federal. “A pressão aqui não é só contra a política que vem sendo adotada por Bolsonaro, de arrocho salarial, mas também para exigir dos deputados e das deputadas que se posicionem a favor do serviço público e da valorização dos servidores”, explicou o integrante da Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Paulo Barela.

 

Jair Bolsonaro está prestes a se tornar o primeiro presidente a não conceder reajuste aos servidores e às servidoras nos últimos 20 anos. Embora a pauta da campanha salarial tenha sido protocolada há cinco meses, com o índice de 19,99%, o governo federal não abriu a mesa de negociações. Por isso, uma das reivindicações da Jornada é a inserção do reajuste salarial dos e das SPFs na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.

 

Em reunião entre lideranças do Fonasefe e representantes governo federal, no Ministério da Economia, no último dia 2, foi reconhecido pela equipe do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público que a LOA garante espaço para o reajuste salarial dos e das SPFs, em 2023. Para os e as manifestantes, é fundamental denunciar a postura autoritária de Bolsonaro que desvaloriza os e as SPFS e precariza os serviços públicos.

 

Na terça-feira ocorreu ainda em Brasília um ato em defesa das eleições e contra a violência política. Com mais de 200 entidades, a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral ocupou o Senado, juntamente com parlamentares, representantes de embaixadas, movimentos e organizações, entre elas ANDES-SN, Fonasefe e CSP-Conlutas.

 

No 1º de agosto, a Coalizão já havia firmado compromisso, com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em encontro com o ministro Edson Fachin, de defender a democracia, as instituições, juízes, servidores e servidoras dos ataques promovidos pelo presidente da república.

 

 

Nesta quarta-feira (3), às 10h, está previsto ato em defesa do serviço público e democracia, em frente ao Congresso Nacional. No período da tarde, a mobilização ocorre em frente ao Supremo Tribunal Federal (SPF). Na agenda está prevista ainda uma Reunião Ampliada dos e das SPFs para discutir os rumos da luta pelo reajuste salarial e outras demandas.

 

Foto: ANDES-SN/SN

 

Fonte: com informações da CSP-Conlutas e do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL