Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  01/07/2022


Jornada de Lutas intensifica mobilização em defesa da educação pública



 

Do dia 4 (segunda-feira) a 7 (quinta-feira) de julho, docentes da base do ANDES-SN estarão em Brasília (DF) em mobilização contra os sucessivos cortes nos recursos das Instituições Federais de Ensino (IFE) e para cobrar a reposição salarial do funcionalismo público federal. Além da presença do Sindicato Nacional, a jornada de luta será incorporada por diversas entidades que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). 

 

Entre as atividades previstas, estão: pressão aos deputados e às deputadas no aeroporto da capital federal e dos estados, manifestação em frente ao Anexo II da Câmara dos(as) Deputados(as) e do Ministério da Educação (MEC), reunião com parlamentares sobre os orçamentos, visita aos gabinetes de parlamentares e manifestação pela abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Educação.

 

A agenda de mobilização foi reafirmada após reunião do Setor das Instituições Federais (Ifes) do ANDES-SN, realizada em Brasília (DF) no sábado (25), com representantes das seções sindicais e da direção do Sindicato Nacional.

 

A partir da avaliação da conjuntura e do resultado majoritário das assembleias de base, concluiu-se pela não deflagração da greve no dia 27 de junho, porém, foi encaminhada a importância e urgência na intensificação das atividades que dialoguem com a comunidade acadêmica e a população em geral sobre o processo de desmonte da educação pública no país.

 

A categoria, portanto, se mantém em defesa da recomposição orçamentaria da educação, por melhores condições de trabalho, seguindo a pauta de luta unificada da Educação Federal, protocolada no Ministério da Educação em junho, rumo a construção da greve.  

 

“A reunião do setor, a partir do resultado das assembleias gerais, conclui pela não deflagração da greve em 27/6. No entanto, avaliou que os ataques do governo Bolsonaro, sobretudo com os cortes na educação federal, são gravíssimos. Já temos indicativos que parte das Ifes param de funcionar já no segundo semestre. Além disso, há também o risco de o governo e reitorias imporem o Ensino Remoto, o Reuni Digital e o Future-se como alternativa à falta de recursos. Bem sabemos que essas medidas têm relação com a estratégia de girar a educação ao capital”, explicou a secretária-geral do ANDES-SN, Regina Ávila.

 

Uma nova rodada de assembleias gerais para avaliação da mobilização deve ocorrer entre 20 de julho e 04 de agosto. A próxima reunião do setor das Ifes está prevista para acontecer entre  06 e 07 de agosto. 

 

 

Ocupa universidades, institutos e cefets

 

Em todo o país, professores, professoras, discentes e TAE's mobilizam atividades nas Universidades, Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) para se posicionarem contra os cortes nos recursos das IFE.

 

Do dia 27 a 29 de junho, ocorreram atividades de ocupação dos espaços das instituições. Aulas públicas, debates, plenárias, panfletagens, oficinas e festas juninas foram realizadas com objetivo de dialogar com a comunidade acadêmica e a população em geral.

 

Na Ufam, a ADUA convocou reunião ampliada com participação de docentes, estudantes e TAEs, na quarta-feira (29), para dialogar sobre a construção de mobilização contra os cortes orçamentários na educação pública e a precarização das condições de ensino.

 

Confira a agenda da Jornada de Lutas de Julho em Brasília (DF):

 


04 de julho 


13h - Recepção dos(as)  deputados(as) no aeroporto, em Brasília, e pressão na saída dos estados.

 


05 de julho


7h - Recepção dos(as) deputados(as)  no aeroporto, em Brasília.

 

14h - Mobilização em frente ao Anexo II da Câmara dos(as) Deputados(as).

 


06 de julho


Manhã - Reunião com o(a)s parlamentares sobre os orçamentos.


14h - Vigília em frente ao Anexo II da Câmara dos(as) Deputados(as) e visita aos
gabinetes dos(as) parlamentares.

 


07 de julho


10h - Manifestação pela imediata abertura da CPI da Educação (local a confirmar).

 

Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL