Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  24/06/2022


Reunião Ampliada na UFAM discutirá agenda de mobilização contra o corte orçamentário na Educação



 

 

Professores, professoras, estudantes e Técnicos(as)-administrativos(as) em Educação (TAEs) são convocados(as) a participarem de Reunião Ampliada para Construção da Agenda de Mobilização contra os Cortes Orçamentários na Educação Pública e a Precarização das Condições de Ensino. O encontro será realizado na quarta-feira (29), às 10h, no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no campus universitário, em Manaus.

 

“Estamos convocando todas e todos, docentes, estudantes, técnicos e suas entidades representativas: centros acadêmicos, Sintesam [Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas], UNE (União Nacional dos Estudantes), UEE [União Estadual dos Estudantes) e Programa de Pós-graduação [PPG], para articularmos atividades de protesto contra os cortes nos recursos da educação”, explicou o 1º vice-presidente da ADUA e professor da Ufam, Aldair Oliveira.

 

A realização da Reunião Ampliada foi encaminhada durante Assembleia Geral da ADUA realizada na tarde de quarta (22). A agenda na UFAM irá atender à programação nacional de atividades de mobilização. “Depois da discussão na reunião, vamos escolher uma data entre 4 e 8 de julho, para realizar uma roda de conversa com atividades artísticos-culturais para chamar a atenção de toda comunidade sobre o bloqueio do orçamento”, explicou a presidente da Seção Sindical e professora da Ufam, Ana Lúcia Gomes.   

 

Nacionalmente, está sendo construída uma série de atos em diversas partes do país para a Ocupação das Instituições Federais de Ensino (Ifes), de 27 a 29 de junho. O ANDES-SN, em conjunto com outras entidades do setor da Educação, também articulam uma Semana de Lutas contra os Cortes Orçamentários, as Privatizações e em Defesa da Educação Pública, de 4 a 7 de julho, em Brasília (DF).

 

 

Pauta Unificada

 

No dia 13 de junho, foi protocolada a Pauta Unificada da Educação Federal, no Ministério da Educação (MEC). De acordo com o 1º tesoureiro da ADUA e professor aposentado da Ufam, Antonio José Vale da Costa, essa é a pauta que irá encaminhar a construção das mobilizações contra o bloqueio no orçamento da Educação. Além do ANDES-SN, assinam a pauta Fasubra, Fenet, UNE e Sinasefe, entidades representativas dos(as) trabalhadores(as) em educação e de estudantes das universidades, institutos federais e Cefets.

 

Entre os diversos pontos da pauta estão: reajuste salarial, recomposição inflacionária e correção dos auxílios saúde e alimentação para todos(as) os(as) servidores(as) federais; revogação da Emenda Constitucional (EC) 95; recomposição orçamentária da Saúde, Ciência e Tecnologia e da Educação, incluindo a assistência estudantil e de ações afirmativas (acesso e permanência) dos discentes, além da apuração das denúncias de corrupção no MEC.

 

Leia a Pauta Unificada da Educação Federal completa aqui.

 

Foto: ANDES-SN

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL