Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  03/06/2022


ADUA somará forças ao ato em defesa da Amazônia no sábado (4) em Manaus



 

 

A ADUA, em conjunto com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, participará do ato em defesa da Amazônia, no sábado (4), às 9h, na Praça da Polícia, no Centro de Manaus. A mobilização terá como bandeiras a defesa dos povos indígenas, dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da biodiversidade amazônica. Na programação estão previstas apresentações artísticos-culturais, panfletagem e distribuição de mudas de plantas. No dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

 

Os e as manifestantes irão denunciar o silêncio, omissão e indiferença do governo federal diante da exploração desenfreada da região.

 

A 2ª Tesoureira da ADUA e pesquisadora da Educação Escolar Indígena, Elciclei Faria, convoca todos e todas para o compromisso de defesa da Amazônia e dos povos originários. "A Amazônia, berço da maior multiplicidade de povos indígenas, sangra com tantos ataques, violência, exploração, destruição, perseguição e violação de seus direitos, com a invasão de seus territórios e de seu bem maior, a própria vida. A vida dos povos indígenas, bem como suas culturas, saberes, sistemas educativos, línguas e medicinas estão ameaçadas e correm risco. Vamos defender a Amazônia e a vida dos povos originários!"

 

Em artigo publicado pelo Instituto Socioambiental (ISA), o antropólogo Tiago Moreira dos Santos explica que, nos últimos 40 anos, 20% da Floresta Amazônica foi devastada, enquanto que, das Terras Indígenas, a perda das florestas originais foi de apenas 2,4%. 

 

O mesmo argumento do antropólogo de que os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora foi defendido, em entrevista ao Akatu, pela estudante, artesã e ativista indígena, Sâmela Santeré Mawé. “A relação entre os povos indígenas, a preservação do meio ambiente e da biodiversidade é uma relação única, semiótica e ritualista. Não temos como falar em preservação do meio ambiente e preservação da Amazônia sem levar em consideração os povos indígenas”. 

 

O ato em defesa da Amazônia terá a participação da ADUA, Movimento Vozes do Silêncio; Coletivo de Mulheres da Educação; PSOL; Sindicato dos Jornalistas; PT – Núcleo de Petrópolis; SindUEA; Rede; SitraaM; PCB; Juventude PCB; Sintesam; CSP-Conlutas; Floresta Manaós; Cia. Vitória Régia de Teatro; Mama; AMA; Projeto Jaraqui/Centro Associativo Amigos da Praça; SOS Encontro das Águas-CAP; Núcleo de Cultura Política da UFAM-NCPAM; e Cooperativa dos Produtores Rurais Assentados do Amazonas.

 

🚩 Todos e todas nas ruas em defesa da Amazônia!

 

Foto: Apib

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL