Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  20/05/2022


Adesão à Greve Nacional do Funcionalismo é debatida em reunião do Setor da Ifes nesta sexta (20)



 

 

O ANDES-SN realiza, nesta sexta-feira (20 de maio), reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em Brasília (DF). O principal ponto de pauta é a avaliação da rodada de Assembleias nas seções sindicais com indicativo de adesão à Greve Nacional dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) para o dia 23 de maio. A ADUA participa da reunião, tendo como representante a diretora Rosária do Carmo. 

 

A Reunião do Setor, que ocorre das 9h às 19h, no Auditório da Fenajufe, foi convocada diante da conjuntura avaliada em conjunto pelas entidades representativas do setor da educação federal – ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe, e participam representantes das seções sindicais dos Cefets, institutos e universidades federais.

 

O Sindicato Nacional convidou ainda as representações das seções sindicais a permanecerem em Brasília para a participação na Reunião Ampliada Unificada da Educação, no sábado (21 de maio). 

 

Campanha dos e das SPFs

 

Em campanha por recomposição salarial desde o mês de janeiro, os trabalhadores e as trabalhadoras do funcionalismo público protocolaram a pauta de reivindicações no Ministério da Justiça, mas até agora o governo Bolsonaro não abriu a mesa de negociações.

 

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) ressaltou que o governo anunciou, por meio da imprensa, que estuda um reajuste de somente 5%, índice bem abaixo do reivindicado que é de 19,99% e que considera a perda acumulada com a inflação de 2019 a 2021.    

 

Além de ser insuficiente, o índice foi apresentado unilateralmente pelo governo sem reunião direta com os e as SPFs. “Logo, não sabemos quem entrará no suposto reajuste ou até mesmo quando começará a valer os 5%. Ou seja, não temos nenhuma garantia. Por isso, o Fonasefe convoca as suas seções a aderirem às mobilizações e greves. Nós já fizemos greves sem reajustes, mas nunca tivemos reajuste sem greve! É preciso lutar!”, afirma o Fonasefe.

 

O ANDES-SN patrocina a campanha por reajuste salarial em conjunto com Fenasps Sindical, Asfoc - Sindicato Nacional, Fasubra Sindical, Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, Sindifisco Nacional (Sinait), Sinal, Sinasefe, SindMPU SP, Sindicato nacional dos trabalhadores do IBGE, e Fenajufe Federação Nacional (Assibge/SN).

 

 

Institutos Federais 

 

Na terça (17), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) anunciou o fortalecimento do movimento paredista. A entidade informou que já foram deflagradas greves nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e da Bahia (IFBA) e no Sindicato Nacional dos Servidores dos Institutos Federais de Pernambuco (Sindsifpe).

 

O Sinasefe também informou que foram aprovadas paralisações no Instituto Federal de Sul-riograndense (IF Sul), com deflagração no dia 19 de maio, Instituto Federal do Pará (IFPA), Escola Tenente Rêgo, Barros (ETRB) e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), com previsão de início da greve no dia 20 de maio, e no Instituto Federal Mato Grosso do Sul (IFMS), com perspectiva de início da paralisação no dia 23 de maio.

 

A greve também será discutida em assembleias que estão agendadas nos Sinasefes de Brasília e Rio Pomba-MG, respectivamente, nos dias 18 e 19 de maio, e no Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), com assembleia também no dia 19. “E o Sinasefe IFSP [Instituto Federal de São Paulo] também está no radar do Comando Nacional de Greve, com mobilizações e paralisações em curso”.

 

Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL