Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 6.200, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69077-900 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  10/03/2022


ADUA convoca AG sobre Indicativo de Greve Geral dos(as) SPFs



 

Em continuidade à construção da Greve Nacional dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs), a ADUA convoca os e as docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para Assembleia Geral, no dia 17 de março (quinta-feira), às 14h, no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), na sede da Ufam, em Manaus. A AG tem como pauta Indicativo de Greve Geral por tempo indeterminado dos(as) SPFs. As datas das Rodadas de Assembleias nas unidades fora da sede (Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Coari e Benjamin Constant) serão divulgadas em breve.

 

Esta será a primeira assembleia presencial da Seção Sindical desde o início da pandemia da covid-19 no Amazonas, em março de 2020. Uso de máscaras de proteção, álcool em gel e distanciamento social farão parte do protocolo de cuidados sanitários durante a AG. 

 

"Neste momento em que o serviço público continua sendo atacado em diversas frentes é fundamental que a universidade, os servidores, se reúnam para deliberar sobre essa questão. A pauta é delicada e traz responsabilidades sobre as atividades da universidade, mas é fundamental que seja discutida pela classe trabalhadora que está sendo atacada, com a retirada de direitos, como o não pagamento do que seria obrigação do Estado como as reposições salariais" disse o 1° vice-presidente da ADUA, professor Aldair Oliveira.

 

O docente ressaltou a importância da categoria se posicionar sobre o tema que afeta diretamente o serviço público brasileiro. "Convocamos a todos os professores e a todas aa peofessoras da Universidade que participem da assembleia, considerando nossa manifestação de descontentamento com as políticas de arrocho salarial e de precarização do trabalho  docente", afirmou.

 

O 1º vice-presidente da ADUA comentou, ainda, ser uma conquista voltar a realizar assembleias presenciais, que haviam sido suspensas devido à pandemia da covid-19.

 

Reajuste, já!

 

A ADUA aderiu à construção da greve na AG Virtual, realizada em 15 de fevereiro, seguindo a pauta nacional de reivindicações por reposição emergencial salarial de 19,99%, arquivamento da PEC 32/2020 (Reforma Administrativa) e a revogação do Teto dos Gastos (Emenda Constitucional 95/2016). 

 

Foi consenso, durante a última AG da ADUA, a avaliação de que a conjuntura atual requer a unidade de luta e efetividade na mobilização contra a defasagem salarial e valorização do serviço público.

 

A Seção Sindical tem atuado nas mobilizações presenciais tanto no Amazonas quanto em Brasília (DF), levantando a bandeira em defesa da educação pública e dos serviços públicos.

 

A mobilização responde ao chamado do ANDES-SN, da CSP-Conlutas e dos fóruns das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). As entidades se organizam para deflagração de greve por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março, caso o governo federal não abra as portas para o diálogo.

 

Nesta quarta (9) foi lançado o Comando Nacional de construção da Greve e aberta as rodadas de assembleias para instalação dos Comitês Locais de Construção de Greve. Para o dia 16 de março está prevista a realização de um dia de paralisação com atos em Brasília e nos estados.

 

Fonte: ADUA



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 6.200, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69077-900 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL