Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  20/12/2021


Crescem denúncias de assédio contra docente da Unirio; ANDES-SN publica nota



 

Subiu para 37 o número de denúncias contra Leonardo Ávilla, professor de paleontologia e chefe do Laboratório de Mastozoologia da Universidade Federal do Estado do Rio (Unirio), acusado de assédio sexual e moral e retaliação acadêmica por estudantes, pesquisadoras e pesquisadores. O ANDES-SN emitiu nota em defesa das vítimas e em repúdio aos gravíssimos e numerosos casos.

 

“Ressalte-se que as universidades públicas têm mecanismos para assegurar a conduta compatível de sua comunidade, e é preciso que essas denúncias não sejam esquecidas, sem punição à(o)s assediadore(a)s responsáveis. Cabe a todos nós lutarmos pela defesa e ampliação dos espaços de denúncia desse tipo de prática abominável em qualquer tempo e espaço e sobretudo na academia. Reafirmamos a defesa da vida, dos direitos individuais e coletivos, da democracia e, sobretudo, nos colocamos na condição de lutadore(a)s por uma sociedade livre de todas as formas de assédio”, afirmou o ANDES-SN em trecho da nota. Leia na íntegra.

 

Um Processo Administrativo para apuração dos fatos foi aberto, no dia 7 de dezembro, a partir da formalização de denúncia por parte do Diretório Acadêmico Chico Mendes, que representa os alunos e as alunas dos cursos da área de Ciências Biológicas da Unirio.

 

O caso repercutiu na mídia e nas redes sociais após reportagem veiculada pela Rede Globo no programa televisivo "Fantástico" no dia 12 dezembro. Desde então, outras estudantes, pesquisadores e pesquisadoras formalizaram denúncia contra o professor.

 

Além de assédio moral e importunação sexual, as denúncias incluem também retaliação acadêmica, com arquivamento de pesquisas e publicação sem crédito aos pesquisadores e às pesquisadoras. Segundo os relatos, os assédios aconteciam desde 2007.

 

Em nota publicado em 13 de dezembro, a Unirio comunicou que Colegiado do Departamento de Zoologia decidiu pelo afastamento do docente "até que o procedimento apuratório aberto e eventuais procedimentos derivados sejam totalmente finalizados".

 

Foto: Reprodução/ TV Globo

 

Fontes:  com informações do G1, Universa UOL, Unirio e ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL