Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 6.200, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul Coroado - CEP 69080-900 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  18/11/2021


ADUA promove debate sobre a Expansão da Ufam



Com objetivo de dialogar sobre a Expansão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”, a ADUA promove, nesta quinta-feira (18), às 14h, um debate com a participação dos(as) diretores(as) das unidades fora da sede da Universidade (Parintins, Humaitá, Coari, Benjamin Constant e Itacoatiara). O debate será realizado pela plataforma Google Meet: https://meet.google.com/mig-xmvg-qxp . A comunidade acadêmica poderá assistir ao debate pela página no Facebook e pelo canal no YouTube da Seção Sindical. A transmissão será ao vivo, com interpretação para Libras. 

 

 

O debate vai seguir a seguinte estrutura: 1) exposição da posição dos(as) diretores (as) das unidades fora da sede; 2) posicionamento político-acadêmico da ADUA e 3) debate com três minutos de fala para os(as) inscritos(as).

 

Participam do debate o diretor do Instituto de Natureza e Cultura (INC/Benjamin Constant), José de Ribamar da Silva Nunes, a diretora do  Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/Coari), Vera Lúcia Imbiriba Bentes, a diretora do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/ Humaitá), Ana Cláudia  Nogueira, a diretora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ISCEZ/Parintins), Sandra Helena da Silva e o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET/Itacoatiara), Geone Maia Corrêa. 

 

 

Desmembramento

 

O anúncio do desmembramento da Ufam e de outras quatro universidades federais foi feito pelo Ministério da Educação (MEC), na Câmara dos(as) Deputados(as), no dia 20 de outubro.

  

O objetivo do MEC, é desmembrar a Ufam para criar a Universidade Federal do Alto Solimões (Ufas). A diretoria da ADUA (biênio 2020-2022) afirmou, em nota, no último dia 5, que se posiciona contrária ao projeto verticalizado de expansão precarizada.

"Trata-se de mais um ataque do governo à educação pública e se alia a uma necessidade eleitoreira e intervencionista. O ANDES-SN e a ADUA mais uma vez se comprometem na luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada", afirmou a entidade.

 

Em nota divulgada no dia 27 de outubro, a diretoria do ANDES-SN também se posicionou contrária ao desmembramento das universidades. O Sindicato Nacional afirmou que a decisão do governo “expressa o descaso deste governo com autonomia das instituições de ensino, aprofundamento a precarização das condições de trabalho e de ensino e aprendizagem”. Leia o documento na íntegra aqui .

 

Fonte: ADUA

 

Leia também

 

Desmembramento de universidades proposto pelo MEC atende a interesses do Centrão, afirma jornal

 

Após corte no orçamento da Educação, ministro anuncia novas instituições de ensino; ANDES-SN se posiciona



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 6.200, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul Coroado - CEP 69080-900 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL