Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  09/11/2021


Debate irá discutir expansão da UFAM, na quinta-feira (18)



 

 

A ADUA irá realizar na quinta-feira (18/11) o “Debate sobre a Expansão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”. Com interpretação para Libras, a transmissão ao vivo irá ocorrer às 14h, pela página no Facebook e pelo canal no YouTube da Seção Sindical. O anúncio do desmembramento da Ufam e de outras quatro universidades federais foi feito pelo Ministério da Educação (MEC), na Câmara dos Deputados, no dia 20 de outubro.

 

A ideia do debate é oferecer à comunidade acadêmica a discussão do tema, com a participação dos(as) diretores(as)  das unidades fora da sede da Universidade (Parintins, Humaitá, Coari, Benjamin Constant e Itacoatiara). Segundo a presidente da ADUA, professora Ana Lúcia Gomes, a proposta de estrutura é: 1) exposição da posição dos(as) diretores (as) das unidades fora da sede; 2) posicionamento político-acadêmico da ADUA e 3) debate com três minutos de fala para os(as) inscritos(as).

 

O objetivo do MEC, é desmembrar a Ufam para criar a Universidade Federal do Alto Solimões (Ufas). Em nota, a diretoria da ADUA (biênio 2020-2022) afirmou, no último dia 5, que se posiciona contrária ao projeto verticalizado de expansão precarizada. "Trata-se de mais um ataque do governo à educação pública e se alia a uma necessidade eleitoreira e intervencionista. O ANDES-SN e a ADUA mais uma vez se comprometem na luta por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada", afirmou a entidade.

 

A diretoria do ANDES-SN também tem posição contrária. O Sindicato Nacional afirmou, em nota divulgada no dia 27 de outubro, que a decisão do governo “expressa o descaso deste governo com autonomia das instituições de ensino, aprofundamento a precarização das condições de trabalho e de ensino e aprendizagem”. Leia aqui o documento na íntegra.

 

Fonte: ADUA

 

Leia também

 

Desmembramento de universidades proposto pelo MEC atende a interesses do Centrão, afirma jornal

 

Após corte no orçamento da Educação, ministro anuncia novas instituições de ensino; ANDES-SN se posiciona

 


Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL