Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  07/10/2021


Ministro da Educação diz que há excesso de universidades no Brasil



 

Em mais uma declaração contra a educação brasileira, o ministro e pastor Milton Ribeiro disse que há um excesso de universidades no Brasil. A declaração foi dada, na terça-feira (5), no Simpósio Cidadania Cristã, realizado na Igreja Batista Central, em Brasília (DF). Ribeiro já chegou a afirmar que “as universidades deveriam ser para poucos” e que “crianças com deficiência atrapalham o aprendizado de outros”.

 

No evento evangélico, Ribeiro criticou o número de universidades públicas criadas em governos anteriores, sinalizando que há um excesso de instituições de Ensino Superior. O ministro defendeu, ainda, que o foco deve ser o nível básico. Segundo ele, “o alicerce na educação é a alfabetização”.

 

“Meninos chegam para fazer engenharia sem saber regra de três. Quando falo em universidade, falam que foi democratizada, mas encheram de telhados e se esqueceram do alicerce. O que nós temos hoje: jovens que são analfabetos funcionais, não entendem o que leem”, disse.

 

Em 9 de agosto, em entrevista ao programa Novo Sem Censura, da TV Brasil, o ministro chegou a afirmar que a inclusão de alunos com necessidades especiais “atrapalha” o aprendizado de outras crianças sem a mesma condição. Nessa mesma entrevista, Ribeiro disse que a “universidade deveria ser para poucos”. Segundo ele, os institutos federais, que formam técnicos, serão a “grande vedete” do futuro, ou seja, os protagonistas.

 

Na ocasião, o Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni/Ufam) aprovou uma moção de repúdio à declaração do ministro da Educação de que “as universidades deveriam ser para poucos”. A moção foi proposta pela Associação dos Docentes da Ufam (ADUA – Seção Sindical do ANDES-SN).

 

Foto: Cláudio Reis/Reprodução 

Fontes: Poder 360 e Metrópoles



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL