Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  02/09/2021


Marcha das Mulheres indígenas dará continuidade a “Primavera Indígena” em Brasília



Dando prosseguimento à mobilização indígena em defesa de seus direitos, milhares de mulheres indígenas de todo o país se preparam para deixar os seus territórios e se reunirem às demais indígenas que já se encontram em Brasília. O objetivo é a realização da II Marcha das Mulheres Indígenas do Brasil, que irá ocorrer de 7 a 11 de setembro. 

 

Com o tema “Mulheres originárias: reflorestando mentes para a cura da terra”, a manifestação é a continuidade da chamada “Primavera Indígena”, luta em defesa os territórios indígenas, do meio ambiente e de melhores condições de saúde, emprego, moradia e educação para todas as indígenas do país.

 

Em carta publicada na sexta-feira (27), a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) reforça a posição de resistência que irá se fortalecer neste mês com a Marcha das Mulheres Indígenas. 

 

“Lutaremos até o fim para manter o nosso direito originário às terras que tradicionalmente ocupamos e protegemos. Fazendo parte deste país, mantendo a nossa condição de povos culturalmente diferenciados, mesmo que autoridades públicas e corporações privadas nos considerem empecilhos ao desenvolvimento. Desenvolvimento esse que, desde os primórdios da invasão europeia, é devastador, etnocida, genocida e ecocida e que, nos tempos atuais, encontrou, e não por acaso, nesse desgoverno, um protótipo para perpetuar o seu projeto de dominação”, afirma a Apib em trecho da Carta.

 

A programação da Marcha abrange atividades culturais, debates e rodas de conversas. Confira:

 

 

Solidariedade

 

Em contagem regressiva para a Marcha, a Apib e a Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga) realizam campanhas de doações destinadas ao movimento das indígenas.

 

Fortaleça a luta das mulheres indígenas, acessando o site da Apib ou da Anmiga para doar itens básicos como água, alimentos, brinquedos, roupas para adultos e crianças e absorventes.

 

 

Fonte: com informações da Apib

 

Leia mais: 

Marcha das Mulheres Indígenas acontece de 7 a 11 de setembro em Brasília



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL