Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  27/07/2021


Problemas técnicos impossibilitam acesso à plataforma Lattes



 

 

Professores e pesquisadores têm tentado, sem sucesso, acessar a plataforma Lattes, local onde ficam hospedadas as informações sobre os cientistas e seus trabalhos. Ao procurarem o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os cientistas foram informados, conforme reportagem publicada nesta terça-feira (27) pela Revista Fórum, de que o sistema Lattes estava fora do ar porque o servidor do CNPq havia “queimado”.

 

Uma das preocupações dos cientistas é de que houvesse perda de dados referentes à produção cientifica no país, mas, segundo o portal Terra, o Conselho nega. Ainda segundo o CNPq, empresas foram contratadas para diagnosticar a causa da indisponibilidade dos sistemas e os procedimentos de reparação já foram iniciados, mas não há previsão do restabelecimento dos sistemas.

 

O Conselho informou, ainda, à reportagem do Terra que há um backup das informações. "O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da plataforma Lattes", informou o conselho.

 

O órgão também informou que o pagamento de bolsistas não será afetado. Em comunicado no Facebook, o governo federal se manifestou sobre o caso. "O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível. Informamos, também, que todos os prazos estão suspensos e serão prorrogados. Para demais dúvidas, será criado um canal específico a ser divulgado em breve, além da nossa 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐀𝐭𝐞𝐧𝐝𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐟𝐨𝐧𝐞 𝟔𝟏 𝟑𝟐𝟏𝟏 𝟒𝟎𝟎𝟎".

 

A presidente do ANDES-SN, Rivânia Moura, afirmou que essa situação é consequência da precarização das condições de trabalho e infraestrutura no CNPq e do desfinanciamento que o órgão é alvo, desde o início do governo de Jair Bolsonaro. “O CNPq tem sofrido vários ataques e vem funcionando com recursos bastante reduzidos, especialmente em 2021. Isso também é mais um resultado do desmonte do órgão e tem grande impacto para a pesquisa pública brasileira. Esse apagão traz uma preocupação imensa”, disse acrescentando que "a possibilidade de perder esse enorme banco de dados é revoltante e lamentável. Caso se confirme, será um dano irrecuperável, porque é uma fonte muito importante de informações para toda a comunidade acadêmica, científica e para toda a população”.

 

O CNPq é uma entidade ligada ao MCTI responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o país. Os sistemas do Conselho dão acesso aos currículos Lattes de pesquisadores e a informações sobre grupos de pesquisa e instituições brasileiras. Os dados hospedados são usados, por exemplo, para os cientistas se candidatarem a bolsas ou para prestação de contas a empresas que apoiam projetos de desenvolvimento científico.

 

Fonte: com informações da Revista Fórum, portal Terra e ANDES-SN

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL