Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  22/07/2021


Ministro da Educação defende volta às aulas em plena pandemia



Com risco de terceira onda de contágio de coronavírus e apenas 17% da população imunizada no país, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu, na terça-feira (20), a volta imediata das aulas presenciais. O posicionamento de Ribeiro segue a receita negacionista do governo de Jair Bolsonaro.  

 

“Segundo um estudo recente realizado na cidade de Maragogi (AL) por pesquisadores da USP, FGV e UERJ, o risco de contaminação nas escolas poderia aumentar em 178% com o retorno presencial, mesmo se os trabalhadores da educação estivessem completamente imunizados”, alerta a diretora da Apeoesp e professora da rede estadual em São Paulo, Flávia Bischain. A docente completou que a aglomeração faz parte da vida escolar e, com os sucessivos cortes, as escolas públicas não têm estrutura nem para manter os protocolos, além de serem ambientes fechados e mal ventilados.

 

A experiência com o retorno limitado no país indica que a volta do ensino sem restrições traria impacto não somente a comunidade escolar, mas a uma grande parcela da população. Segundo o último Censo Escolar, alunos e professores somam mais de 40 milhões de pessoas, que estarão circulando e expondo-se aos riscos do contágio pelo vírus. Um estudo feito pela Fiocruz afirmou que mais de 9 milhões de pessoas com problemas crônicos de saúde seriam afetadas pela volta à normalidade nas salas de aula.

 

Sem acesso

 

Ribeiro alega preocupação com as consequências à aprendizagem, mas a realidade é que o governo deixou 4 milhões de alunos e alunas sem acesso ao ensino remoto no período da pandemia. Além disso, Bolsonaro vetou o projeto de lei que garantia internet a uma parcela de estudantes e docentes da rede pública.

 

“Agora que o veto foi derrubado, ele está entrando na justiça pra não pagar! Ou seja, o Ministro, o presidente e os governadores que querem impor o retorno presencial nas atuais condições, não se preocupam nem com a educação, nem com a vida dos estudantes, trabalhadores da educação e seus familiares”, afirma a diretora da Apeoesp.

 

Fonte: CSP-Conlutas



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL