Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  19/07/2021


Manaus encontra-se em preocupante retomada dos contágios do SARS-COV-2, afirma epidemiologista



 

O epidemiologista da Fiocruz/Amazônia, Jesem Orellana, divulgou, no dia 15 de julho, um novo alerta sobre a covid-19 em Manaus. Conforme o documento, a retomada sustentada da segunda onda da doença atinge risco semelhante ao primeiro pico.  Essa realidade tem como um dos principais influenciadores, segundo o cientista, a “precoce e rápida flexibilização das medidas restritivas à circulação de pessoas”.

 

Orellana informa que ocorre essa retomada na capital é “duradoura e preocupante” e vem acarretando o aumento de casos novos e de internações. O documento ressalta, que essa conjuntura sanitária causa prejuízos para a saúde pública principalmente devido ao aumento de 15,5% na ocupação semanal média de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por covid-19.

 

O epidemiologista afirma que esse dado é “triplamente trágico”, porque: 1) a taxa de letalidade de pacientes intubados em UTI de Manaus é uma das maiores do país. “Não dúvidas sobre a gravidade do aumento no número de internados em UTI em Manaus, pois em situações mais extremas como a do trágico pico de janeiro de 2021, oito de cada 10 pacientes internados em UTI morreram por Covid-19”.

 

Além disso, os outros dois fatores levantados que, para o epidemiologista, atestam a gravidade dessa realidade é que: 2) os 61 municípios do interior do estado do Amazonas dependem dos leitos da capital e 3) as hospitalizações evitáveis contribuem para gastos desnecessários.

 

No boletim epidemiológico, Jensem Orellana ressalta que Manaus está longe de controlar a epidemia, principalmente devido ao ritmo lento e irregular da vacinação, que limita os efeitos positivos. Outro agravante é que algumas pessoas vacinadas têm abandonado as recomendações sanitárias como usar máscaras, evitar aglomerações e higienizar as mãos, situação preocupante uma vez que as infecções do SARS-COV-2 e suas variantes constituem, segundo o cientista, “aterradora ameaça à humanidade”.

 

Leia o alerta epidemiológico na íntegra aqui

 

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL