Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  16/04/2021


Currículo Lattes vai computar licença-maternidade das pesquisadoras



Entrou em funcionamento nesta quinta-feira (15) uma nova seção na plataforma Currículo Lattes para inclusão do período de licença-maternidade das pesquisadoras.

 

O preenchimento da seção é opcional e resulta de demanda apresentada pelas cientistas brasileiras.  Em nota, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou sobre a inclusão do novo campo.

 

“Essa evolução tem o objetivo de atender demandas de representantes da comunidade científica e de instituições parceiras desse conselho, sobretudo do Movimento Parent in Science, coordenado pela pesquisadora Fernanda Staniscuaski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que havia protocolado a solicitação no CNPq”, diz nota do conselho. 

 

Em 2019, o Parent in Science formalizou o pedido da inserção desta categoria junto ao CNPq em 2019, uma das justificativas é que com posse dessa informação no Currículo Lattes, os recrutadores, universidades e agências de fomento à pesquisa poderão compreender o por quê da queda na produção da pesquisadora.

 

A maternidade pode causar impacto significativo na produção cientifica dos pesquisadores, com queda na elaboração de artigos, o que gera uma desvantagem em relação aos colegas, sobretudo para as mulheres pesquisadoras, segundo o projeto Parent in Science.

 

Plataforma  

 

A plataforma Lattes é o sistema oficial do Brasil para cadastro de cientistas das diversas áreas do conhecimento, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Desde 2005, o programa Mulher e Ciência, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e outros órgãos também é mantido pelo CNPq, com a meta de promover pesquisas sobre relações de gênero, mulheres e feminismo e garantir a participação de meninas e mulheres na ciência.

 

O percentual de mulheres cadastradas na plataforma aumentou nos últimos 15 anos e atualmente corresponde a 50% do total de pesquisadores cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa.  

 

Fonte: Com informações da Agência Brasil



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL