Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  05/04/2021


ADUA lança segundo número da Revista Resistências



A diretoria da ADUA - Seção Sindical do ANDES-SN lança hoje (5) o segundo número da revista Resistências. Esta edição foi construída a partir do tema “Amazônia: vidas ameaçadas”, disponível para leitura em PDF no site da ADUA e na plataforma Issu.

 

Os 14 artigos que compõem a revista foram distribuídos em cinco subtemas, com reflexões sobre “Amazônia, espaço plural de vida”, “Falácias do desenvolvimento”, “Políticas públicas equivocadas” e “Amazônia para quem?”.

 

A revista Resistências é um periódico impresso e digital, criado em 2019, com a intenção de proporcionar um espaço capaz de estimular o livre debate e a discussão de ideias políticas a partir da definição de seu núcleo temático. Para o editor do nº 2 da revista, professor Tomzé Costa, “a revista não tem a pretensão de ser um espaço para ensaios e teses acadêmicas, mas de oferecer aos docentes e profissionais de outras categorias a oportunidade de expressarem, em artigos críticos, suas ideias acerca do tema definido pela Comissão Editorial”.

 

Este número conta com 78 páginas com urgentes e importantes reflexões e posicionamentos de parceiros sobre um ideal de vida e sobre a universidade na região amazônica. O próprio lançamento da revista é afetado diretamente pelo contexto pandêmico, pois assim como na primeira edição, seu lançamento ocorre na modalidade virtual, e, desta vez, o volume é apresentado ao público de forma tardia também por conta do alastramento criminoso da pandemia em nossa região. Para o professor Tomzé, “tão logo seja possível o restabelecimento da atividade presencial, iremos efetivar a ampla distribuição dos dois números aos nossos sindicalizados”.

 

Primeira Edição

 

O primeiro número de Resistências, lançado em maio de 2020, abordou o tema “Ecos e permanência da Ditadura na Amazônia”, reunindo artigos curtos de docentes da região e teve lançamento formal através de uma live, já que a pandemia da COVID-19 impossibilitou o ato em forma presencial.

 

 

Novas submissões

 

Neste lançamento, a Comissão Editorial da revista já apresenta o tema do próximo número de Resistências, o qual será “Impactos e reflexões da pandemia na Amazônia”.

 

Os articulistas que desejarem expressar suas opiniões e análises sobre a repercussão sanitária, política e econômica que a COVID-19 trouxe à região já poderão fazer suas contribuições com artigos até o fim de maio de 2021, enviando-os à Comissão Editorial através do e-mail revisresistencias@gmail.com.

 

A Comissão informa que até o final desta semana serão divulgados os subtemas, com descrição de suas indicações para nortear os autores.

 

Há algumas regras básicas para a composição dos textos, como: devem ter entre 9 a 10 mil caracteres (com espaço), em Word, fonte Times New Roman, corpo 12, em espaço 1,5, com margens de 1,5 cm em todos os lados; Os textos devem indicar a qual subtema desejam se inserir; em caso de conter notas de rodapé, estas devem ser apresentadas ao final do texto, curtas e numeradas em algarismos arábicos; Por fim, o artigo enviado deve conter o nome dos autores, suas locações profissionais, universidade ou instituição e seu endereço eletrônico (e-mail).

 

Leia: Revista Resitências

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL