Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  29/03/2021


“Desafio prioritário de 2021 é a defesa da vida”, afirma categoria no primeiro dia do 11º Conad



 

Foi realizado no sábado (27), o primeiro dia do 11° Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário. No encontro, realizado de forma remota, docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de todo o país debateram os Temas I (conjuntura) e II (realização do Congresso do ANDES-SN). No dia 3 de abril, irá ocorrer o segundo e último dia do conselho, quando a categoria irá discutir o Tema III - Planos de Lutas dos Setores.

 

Pela manhã ocorreram a abertura e a plenária de instalação, com aprovação do regimento, do cronograma e da pauta do Conad. No período da tarde, foram feitas a análise da conjuntura e a discussão do próximo Congresso do ANDES-SN. A plenária contou com a participação de 220 participantes, sendo 62 delegados (as), 113 observadores (as), 32 diretores (as), e convidados (as), que são representantes de 62 seções sindicais do Sindicato Nacional.

 

 

Durante a plenária do Tema I, foram apresentados cinco textos enviados pela diretoria do ANDES-SN, seções sindicais e docentes sindicalizados (as) para compor o Caderno de Textos do Conselho. No debate, delegados (as) e observadores (as) foram unânimes em sinalizar que o desafio prioritário de 2021 é a defesa da vida, que exige a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a luta por vacinação para todos (as), lockdown nacional e auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600.

 

A professora Kátia Vallina – que representou a ADUA no 11º Conad como observadora – afirmou que essas bandeiras devem se somar ao enfrentamento da agenda do governo federal de retirada dos direitos dos servidores  (as), representados pela tramitação da PEC 32/2020 (Reforma Administrativa), que representa uma profunda transformação do Estado brasileiro e afetará ainda mais os serviços e os servidores públicos.

 

 

Ainda nas discussões do Tema 1, referente ao estatuto, foi aprovado que todas as plenárias irão respeitar a paridade de gênero nas inscrições de fala, com garantia de oito inscrições para o gênero feminino e oito para o masculino durante o evento.

 

 

Em termos de conjuntura, a análise da categoria docente apontou para os sérios ataques do governo contra a classe trabalhadora, com efeitos de morte, desemprego e fome, enquanto empresários e bancos lucram. Também foi destacado que, mesmo antes da pandemia, a Educação Pública já era alvo do atual governo, e vem sofrendo com cortes, ataques e intervenções, perseguição política, por isso a necessidade de intensificar a luta e ampliar as discussões.

 

 

“O nosso plano de lutas nacional, que será construído no segundo dia do Conad, incluirá também além das questões citadas, as ações frente à diminuição do orçamento das Instituições de Ensino Superior, que vão impactar no custeio, na produção das pesquisas, nas condições de trabalho dos docentes, na assistência estudantil etc. Por fim, destaco, das discussões, a preocupação com o ataque à autonomia universitária e a nomeação de interventores”, informou Kátia Vallina.

 

No encontro foi reforçado o papel do ANDES-SN no fortalecimento e engajamento das lutas como as atividades do Dia de Luta ocorridas no dia 24 de março, e a chamada para a Plenária Nacional da Educação Pública, que será realizada na quarta-feira (31). Também foi exibido um vídeo produzido pelo ANDES-SN em homenagem aos mais de 307 mil brasileiros e brasileiras que morreram de Covid-19 neste último ano, com a lembrança especial aos (às) docentes que partiram injusta e precocemente.

 

Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN

 

 

Leia mais

 

11° Conad Extraordinário começa no sábado (27)

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL