Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  10/02/2021


Vídeo: ADUA denuncia que 2ª onda de Covid-19 no AM é resultado de má gestão governamental



A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) denuncia que a 2ª onda de Covid-19 no Amazonas é resultado da má gestão da crise sanitária em todos os níveis governamentais (federal, estadual e municipal).

 

A Seção Sindical produziu um vídeo (AQUI) com trechos da live com o epidemiologista do Instituto Leônidas e Maria Deane, da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz Amazônia), Jesem Orellana.

 

A transmissão ao vivo com tema “O Colapso do Sistema de Saúde no Amazonas” foi promovida pela Seção Sindical no dia 17 de janeiro e está disponível na íntegra no canal no YouTube da ADUA (AQUI).

 

Panorama

Quase um ano após o início da pandemia do coronavírus no Brasil, pacientes em hospitais do Amazonas estão morrendo por falta de oxigênio. Conforme dados oficiais, o Estado já registrou mais de 7 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia devido, principalmente a negligência dos governos federal, estadual e municipal. No dia 24 de janeiro, defensores públicos denunciaram a situação sanitária no município de Parintins. Reportagens de veículos como Folha de São Paulo e UOL dão conta da falta de oxigênio em outras cidades do Estado como Coari, Manacapuru, Itacoatiara, Tabatinga e Nhamundá.

 

Em nota sobre a crise pandêmica no Amazonas, o ANDES-SN afirma que "todo  o  sofrimento  que  o  povo  amazonense vem  vivenciando,  sobretudo  as  famílias  de  menor  poder  aquisitivo  e  as  populações indígenas  e  ribeirinhas,  com  um  alto  índice  de  contaminações,  internações  e  mortes, chegando  ao  cúmulo  do  esgotamento  do  estoque  de  oxigênio  nos  hospitais  do  estado (insumo   vital   para   o   tratamento   contra   a   doença),   têm   responsáveis   diretos:   a necropolítica   negacionista,   desarticulada,   incompetente   e   criminosa   do   Governo Federal,   chefiada   pelo   atual   presidente   da   República,   o   genocida   Jair   Messias Bolsonaro.  O  pior  mandatário  da  história  do  Brasil,  na  pior  crise  sanitária  dos  últimos 100 anos".

 

Campanha

 

A ADUA tem apoiado a campanha #RespiraManaus que exige o envio emergencial de cilindros de oxigênio para o Amazonas. Lançada pela rede de mobilizadores “NOSSAS”, a ação exige que os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e da Defesa, Fernando Azevedo, enviem imediatamente o material para abastecer os estoques dos hospitais de Manaus e de municípios do interior do Estado, onde se agrava a crise de oxigênio.

 

No site da campanha (www.respiramanaus.nossas.org), um abaixo assinado para pressionar o governo já acumula quase 30 mil assinaturas. Participe: assine e divulgue a campanha em suas redes sociais!


Fonte: ADUA

 



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL