Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  02/02/2021


1º de fevereiro: Milhares pedem Vacina Já e Fora Bolsonaro



Milhares de brasileiros e brasileiras se uniram, nesta segunda-feira (01º), para exigir vacina já e para todos e todas. Manifestantes em carros, motos e bicicletas tomaram as ruas em diversas cidades do país e subiram hashtags como “Fora Bolsonaro” e “VacinaçãoJá” na internet. Data da eleição do presidente da Câmara dos Deputados, o Dia de Luta também contou com a entrega de manifesto e vigília em Brasília (DF).  

 

As mobilizações reuniram categorias como funcionários públicos, trabalhadores da educação e saúde, petroleiros, metalúrgicos, químicos, aposentados e operários da construção civil. Os atos pediram também a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); o impedimento de privatizações e da Reforma Administrativa e denunciaram a imposição do retorno às aulas presenciais antes da imunização da população.

 

“A crise sanitária no país é dramática e a política negacionista de Bolsonaro agrava ainda mais essa situação. Além da falta de vacina, o povo sofre com o desemprego e não tem mais o auxílio emergencial, porque o governo, ao invés de salvar vidas e proteger o povo, prefere gastar bilhões com a compra de deputados para eleger seu representante na presidência da Câmara dos Deputados”, disse o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Paulo Barela.

 

O manifesto aponta a crise econômica, sanitária e social e afirma que não serão os (as) trabalhadores (as) a pagar a conta, enquanto os ricos ficam mais ricos e o governo tem tomado medidas de preservação do lucro e não da vida. As entidades que compõem o Fonasefe defendem construir uma Greve Geral em Defesa da Vida, do patrimônio público e contra a retirada de direitos, como saúde e educação pública, para mudar os rumos do país.

 

“É inaceitável conviver com o desastre humanitário como aconteceu no Amazonas, com a falta de oxigênio e vacinas para todos. É urgente e inadiável que os parlamentares abram processo de impeachment e interrompam as ações deste governo da morte (...) defendemos que, em sendo eleito Presidente dessa Casa Legislativa, Vossa Excelência possa atuar em defesa da população brasileira, atuando para garantir a ela o direito à vida, com empresas públicas fortalecidas e atuantes na prestação de serviços públicos de qualidade, e na garantia da imunização de todos os brasileiros e brasileiras contra a Covid-19”, afirma o documento.

 

Parte da Semana Nacional de Lutas, o 1º de fevereiro foi organizado pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). Participaram diversas entidades de que compõem o Fonasefe como ANDES-SN, CSP-Conlutas, Fenasps, Condsef, Sinasefe, Fenajufe e Fasubra.

 

Fontes: com informações do CSP-Conlutas e ANDES-SN



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL