Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

Whatsapp +55 92  98138-2677
+55 92 4104-0031


Viva Melhor


   


  18/03/2021



2º debate de candidatos à reitoria da Ufam será transmitido ao vivo no YouTube e Facebook nesta sexta (19)



O 2º debate dos candidatos à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) irá ocorrer no dia 19 de março, às 19h (horário de Manaus). Participam as chapas 21 “Ufam +” e 33 “Experiência para Decidir, Coragem para Fazer” que disputam o segundo turno com votação agendada para 24 e 25 de março.

 

O debate do 2° turno será transmitido pelos canais no YouTube da ADUA (www.youtube.com/c/ADUASINDICATO) e retransmitido nas páginas no Facebook da ADUA (/adua.andes), do Sintesam (/sintesam) e da UFAM (/ufamoficial).

 

As regras do 2º debate foram definidas em reunião virtual conjunta, ocorrida nesta quarta-feira (17), entre a Comissão da Consulta e os representantes das chapas inscritas.

 

Pelo artigo 13 do Regimento da Consulta, o debate tem como objetivo primordial dar oportunidade aos (às) candidatos (as) de apresentarem e defenderem suas propostas e ideias de gestão. Todos (as) os (as) candidatos (as) terão as mesmas condições de tempo e exposição.

 

Composição da mesa

 

Irão compor a mesa os candidatos a reitor. Na ausência do candidato ou impedimento por dificuldade de conexão, o (a) candidato (a) a vice-reitor (a) poderá representar a chapa.

 

Também irá compor a mesa o (a) mediador (a), que será responsável por informar os (as) candidatos (as) sobre o tempo de fala. O cronômetro ficará visível na plataforma. Encerrado o tempo previsto para manifestação do (a) candidato (a), o áudio será interrompido pelo controlador técnico da plataforma.

 

Direito de resposta

 

Ficará a critério da Comissão de Consulta conceder o direito de resposta ao candidato em que forem atingidas sua dignidade e honra, de forma nominal e ofensiva. Somente ao final do bloco de perguntas é que a Comissão irá apreciar o pedido de direito de resposta, podendo conceder um minuto para resposta do candidato atacado.

 

A solicitação do direito de resposta será permitida apenas ao candidato que estiver compondo a mesa. O pedido de direito de resposta deve ser feito imediatamente após a manifestação do candidato reclamado, sob pena de preclusão.

 

Descrição dos blocos

 

 O debate será dividido em cinco blocos com a seguinte discriminação:

 

- Bloco 1: Apresentação dos candidatos (a) – 10 min.

 

Cada candidato fará uma exposição de até cinco (5) minutos a respeito de seus planos de trabalho. Inicialmente será feito o sorteio da ordem das falas que valerá para todos os blocos. O candidato sorteado para falar primeiro será denominado de candidato A e o outro será o candidato B. O tempo, que será exposto na tela, irá alertar o candidato faltando um minuto para o encerramento da fala.

 

 

 - Bloco 2: Rodada de temas pré-selecionados e sorteados – 20 min.

 

Os temas sugeridos são: autonomia universitária, ensino, pesquisa, extensão, concepção de universidade pública, financiamento, assistência estudantil, estrutura multicampi, esporte, arte e cultura pela universidade, qualidade de vida da comunidade universitária.

 

 O/A mediador/a sorteará um dos temas e o candidato discorrerá no tempo de cinco (5) minutos. O tema sorteado será descartado. Os passos seguintes serão repetidos com o outro candidato.

 

Outras duas rodadas de sorteio de temas serão efetivadas com os candidatos, pela ordem, sob condução do (a) mediador (a).

 

- Bloco 3: 1º Círculo de perguntas/respostas entre os candidatos (a) – 14 min.

 

O candidato A perguntará livremente a B. O candidato que perguntar terá o tempo de um (1) minuto para fazê-lo. O candidato que responder terá o tempo de três (3) minutos para proceder.

 

O candidato indagador terá o tempo de dois (2) minutos para a réplica. O candidato em resposta terá o tempo de um (1) minuto para a tréplica.

 

Na rodada seguinte o candidato B perguntará livremente para o candidato A, repetindo os passos.

 

 

 

 - Bloco 4: 2º Círculo de perguntas/respostas entre os candidatos (a) – 14 min.

 

 Os passos deste bloco serão idênticos aos do bloco anterior, sendo a ordem dos candidatos, assim definida: B perguntará para A, e A perguntará para B.

 

 - Bloco 5: Considerações Finais – 10 min.

 

O (A) mediador (a) concederá a palavra a cada candidato concorrente para que façam, em 5 minutos cada, suas considerações finais.

 

 

Confira as regras do debate do segundo turno na íntegra aqui



Galeria de Fotos
 

 

COMENTÁRIO:


NOME:


E-MAIL:

 






energia solar manaus

Manaus/Amazonas
Av. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.000, Campus Universitário da UFAM, Setor Sul, bairro Coroado - CEP 69.077-000 - Manaus/Amazonas

energia verde

CENTRAL DE ATENDIMENTO:
+55 92 4104-0031
+55 92  98138-2677
aduasindicato@gmail.com

ADUA DIGITAL