O ANDES-SN irá participar de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de uma série de mobilizações que tem como principal bandeira de luta a vacinação gratuita, imediata e de todas e todos. A programação faz parte da Semana Nacional de Lutas que contará com atividades organizadas pelos fóruns estaduais em defesa dos serviços públicos.
A agenda foi construída em reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que reuniu entidades dos serviços públicos, centrais sindicais e movimento estudantil, no dia 14 de janeiro. O Sindicato também incorporou ao calendário suas atividades no Fórum Social Mundial Virtual, que ocorre na mesma semana.
O ANDES-SN orienta a articulação das seções sindicais com os fóruns estaduais, com as entidades estudantis, de servidore(a)s técnico(a)-administrativo(a)s em educação, organizações políticas da classe trabalhadora e movimentos sociais na luta pela defesa dos serviços públicos, do direito da população brasileira à vacinação gratuita para todas e todos.
Calendário
24/01 – Dia Nacional dos Aposentados e das Aposentadas
26/01 – Fórum Social Mundial
- 10h (horário de Brasília) - Mesa do Fonasefe
- 17h às 19h - Mesa do ANDES-SN “Vacina como direito fundamental na agenda da educação pública brasileira”. Transmissão nas redes do Sindicato Nacional
27/01 - Fórum Social Mundial
- 18h às 20h - Mesa do ANDES-SN “A centralidade da luta antirracista e anticisheteropatriarcal na contemporaneidade pandêmica e pós-pandêmica e o papel das Universidades, Ifes e Cefet’
01/02 – Dia Nacional de Luta em Defesa da Vacina para Todos e Todas
- 10h – Carreata nas cidades brasileiras
- 14h - Ato em Brasília (DF): início da vigília nacional pela vacinação para todas e todos já!
- 20h – Panelaço nacional
Reforma Administrativa e Defesa do SUS
A não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 também é uma das bandeiras de luta. A Reforma Administrativa acaba com os serviços públicos brasileiros, que atendem, principalmente, a população mais pobre do país; com a estabilidade dos/as servidores/as e com os concursos públicos, ampliando a terceirização em áreas como a saúde e a educação.
Outra é a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhores condições de trabalho e equipamentos de proteção para os/as profissionais da saúde. Neste novo pico da pandemia, esses/as trabalhadores/as precisam ainda mais de assistência já que estão exaustos e com problemas psicológicos.
A categoria dos/as servidores/as está mobilizada, ainda, em apoio às lutas contra a venda de estatais como os Correios, a Petrobras e o Banco do Brasil. Além disso, as ações são contra a saída de empresas do país, o que promove a desindustrialização brasileira e o desemprego.
Em defesa da vida e dos direitos da classe trabalhadora!
Vacinação já para todas e todos!
Que nenhuma vida seja posta em risco!
Em defesa da educação!
Fontes: ANDES-SN e CSP-Conlutas com edição da ADUA
|