Movimentos estudantis, sindicais, sociais e a sociedade em geral têm se manifestado pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é a principal porta para o ensino superior no país. Para as entidades, a manutenção da prova no mês de janeiro coloca em risco a vida de milhares de estudantes brasileiros devido à falta de condições sanitárias adequadas.
Outra preocupação é com o aprofundamento das desigualdades de ensino, uma vez que jovens - principalmente da rede pública - não tem acesso à tecnologia ou à internet em suas casas, onde estão isolados em razão da pandemia da Covid-19. Participe dessa campanha!
Vitória
A Justiça Federal no Estado do Amazonas suspendeu, na quarta-feira (14/01) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em função do avanço da pandemia da Covid-19. O primeiro dia de provas estava marcado para domingo (17), e o segundo para 24 de janeiro.
Pela decisão liminar (provisória) do juiz Ricardo Augusto de Sales, da 3ª Vara Federal Cível do Amazonas, a realização do Enem no Amazonas deve ficar suspensa enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo estadual, que se estende por mais 180 dias, conforme publicação na semana passada.
Fontes: ANDES-SN e Agência Brasil
#adiaenem #enem #educacao #educação
|