Consolidar ações implementadas durante o primeiro mandato e garantir a transparência administrativa dentro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) são algumas das propostas da chapa “Ufam Sempre Melhor”, encabeçada pela reitora licenciada, Márcia Perales, candidata à reeleição. Nesta entrevista, a professora também destacou a necessidade de combate à evasão universitária, por meio de políticas que estimulem a permanência dos estudantes na instituição.
- O que a levou a concorrer, mais uma vez, à administração superior da Universidade?
O professor Hedinaldo e eu buscamos a reeleição após um conjunto de manifestações e avaliações de que nós temos condições de consolidar algumas propostas em implementação, assim como inserir novas propostas e dar continuidade a um trabalho que está na metade.
- Quais serão as principais propostas da chapa “Ufam sempre melhor”?
Uma das nossas propostas está relacionada à melhoria da graduação. Nós iniciamos três programas voltados a dar um suporte a essa melhoria e agora é necessário intensificá-los e ampliá-los para garantir a redução na retenção da reprovação da Ufam. Para nós esta é uma das ações mais importantes. A outra diz respeito à transparência, que já vinha sendo priorizada na nossa gestão. Agora, há a possibilidade de contar com outros mecanismos como o programa Mídias Digitais, que hoje é um programa institucional capaz de permitir a digitalização imediata de documentos, assim como fomentar núcleos de ação pedagógica influenciando diretamente na Graduação, na Pós-graduação, na Extensão e na própria administração, porque também é um programa de gestão.
- O que os universitários podem esperar da sua candidatura?
A assistência estudantil é uma questão prioritária. Atualmente, 70% dos nossos alunos são das classes C, D e E, o que indica claramente a necessidade de ampliação da política de assistência para que o aluno não só adentre na universidade, mas também possa permanecer. Neste aspecto, a nossa intenção é a manutenção de algumas bolsas e a criação de outras, como o recém implantado Auxílio Moradia, no interior do Amazonas para suprir a ausência de casas do estudante, ainda em processo licitatório.
- Quais as propostas voltadas para os servidores?
A qualificação dos servidores (docentes e técnicos) e as condições de trabalho são metas importantíssimas e talvez o outro eixo das nossas propostas. Quando nós olhamos para a instituição e observamos o número de doutores, mestres, especialistas e graduados, percebe-se que vários programas estão em implementação, mas precisam ser ampliados para que todos os servidores sintam-se contemplados com a condição de melhorar. Quando eles melhoram, a instituição também melhora.
- Como a “Ufam Sempre Melhor” encara a oportunidade de debater os problemas da instituição de forma direta com a comunidade universitária?
O debate com a comunidade é fundamental para apresentarmos as nossas propostas e explicarmos o motivo da nossa candidatura à reeleição. É um momento riquíssimo de discussão e a comunidade sempre se faz presente. E acreditamos que será feito no melhor nível possível, porque o que está em discussão é a instituição assim como o perfil profissional do candidato e não a vida particular dos concorrentes. Esse é o posicionamento da “Ufam Sempre Melhor”.
Fonte: Adua
|