Ocorre logo mais, às 16h, o 1º debate público entre os candidatos à reitoria da Universidade Federal do Amazonas. Estão na disputa pela administração superior da instituição, para o período 2013/2017, a reitora licenciada Márcia Perales, candidata à reeleição (chapa “Ufam sempre melhor” – nº 10), o ex-diretor da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Sylvio Puga (chapa “Uma nova Ufam vai nascer” – nº 33), e o professor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Henrique dos Santos Pereira (chapa “Renova Ufam” – n º 44).
O evento será realizado no hall do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), maior unidade acadêmica da instituição, localizada no setor Norte do Campus Universitário. A atividade abre a série de debates prevista para ocorrer até o dia 25 de março. Outros seis encontros estão agendados, sendo um em cada unidade acadêmica da Ufam no interior e o último no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus.
Durante cada encontro, a comunidade universitária, formada por professores, técnicos administrativos em educação e estudantes, terá a chance de conhecer as propostas das chapas que estão na disputa. “Essa etapa do processo é fundamental para a democracia e para a transparência da consulta. É nesse momento que os três segmentos terão a oportunidade de ter mais esclarecimentos sobre como essa chapas planejam atuar em prol da universidade”, afirmou a presidente da Comissão Central de Consulta (CCC), Ana Cristina Belarmino.
As regras norteadoras do encontro foram definidas na última quarta-feira (20), em reunião com os então pré-candidatos ao cargo de reitor e vice-reitor da Ufam. O debate terá duração máxima de duas horas e será dividido em quatro blocos: apresentação, perguntas entre candidatos, perguntas do plenário e considerações finais.
No bloco inicial, caberá aos candidatos, mediante sorteio para definição da ordem de apresentação, expor, em dez minutos, suas ideias e pontos programáticos. Concluída essa fase, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta a um dos concorrentes, o qual terá três minutos para responder. A ambos será concedido o direito de manifestação posterior.
Na terceira etapa do debate será a vez dos participantes inquirirem as chapas, totalizando 12 perguntas, a serem distribuídos em igual quantidade entre os candidatos. A ordem de respostas também será definida mediante sorteio. Ao término do procedimento, um novo sorteio balizará a ordem das considerações finais dos concorrentes. Caso ultrapassem os cinco minutos estipulados pela CCC, o mediador interromperá o participante.
Confira a Agenda de Debates
26/02 – Hall do ICHL (16h às 18h)
27/02 – Campus Itacoatiara (14h às 16h)
01/03 – Campus Parintins (14h às 16h)
08/03 – Campus Coari (15h às 17h)
15/03 – Campus Humaitá (9h às 11h)
22/03 – Campus Benjamin Constant (15h às 17h)
25/03 – Auditório Eulálio Chaves (18h às 20h)
Fonte: Adua |