A Comissão Central de Consulta (CCC) informou na manhã desta segunda-feira (25) que a escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, neste ano, não contará com o uso de urnas eletrônicas. De acordo com a presidente da Comissão, Ana Cristina Belarmino, os equipamentos, cedidos tradicionalmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), não estão disponíveis.
Solicitadas pela CCC ao TRE/AM, no último dia 7 de fevereiro, as urnas foram negadas por questões de ordem técnica. De acordo com a resposta do Tribunal, no último dia 18 de fevereiro, uma circular emitida pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), em junho de 2012, suspendeu a cessão de urnas, até julho deste ano, devido à necessidade de atualização dos equipamentos para as últimas eleições, fato que incompatibilizaria os equipamentos.
Conforme a presidente da CCC, para o pleito deste ano, estava prevista a utilização de 30 urnas eletrônicas e 15 urnas tradicionais, em Manaus e nos campi do interior do estado, respectivamente. Mas, a professora Ana Cristina ressalta que o processo manual não será um obstáculo. “A Comissão vem trabalhando de maneira incansável para garantir que o processo de consulta aconteça da melhor forma possível”, afirmou.
O 1º turno da consulta para a administração superior está agendado para o próximo dia 27 de março e, envolverá cerca 30 mil eleitores, entre alunos, técnicos administrativos, docentes e servidores aposentados.
Fonte: Adua
|