A Comissão Central de Consulta (CCC) definiu nesta quarta-feira (20), em reunião com os pré-candidatos ao cargo de reitor e vice-reitor da Ufam, as regras norteadoras dos debates programados para que a comunidade universitária conheça e discuta as propostas das chapas concorrentes à administração superior da instituição.
O primeiro dos sete debates agendados para o período de campanha ocorrerá na próxima terça-feira (26), das 16h às 18h, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no setor Norte do Campus Universitário. A mediadora da atividade será a jornalista da TV Cultura, Vivian Alencar.
O debate terá duração máxima de duas horas e será dividido em quatro blocos: apresentação, perguntas entre candidatos, perguntas do plenário e considerações finais.
No bloco inicial, caberá aos candidatos, mediante sorteio para definição da ordem de apresentação, expor, em dez minutos, suas ideias e pontos programáticos. Concluída essa fase, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta a um dos concorrentes, o qual terá três minutos para responder. A ambos será concedido o direito de manifestação posterior.
Na terceira etapa do debate será a vez dos participantes, representando os segmentos da comunidade acadêmica, inquirirem as chapas, totalizando 12 perguntas, a serem distribuídos em igual quantidade entre os candidatos. A ordem de respostas também será definida mediante sorteio.
Ao término do procedimento, um novo sorteio balizará a ordem das considerações finais dos concorrentes. Caso ultrapassem os cinco minutos estipulados pela CCC, o mediador interromperá o participante.
Fonte: Adua |