A reunião entre o ANDES-SN e representantes da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) agendada para a tarde desta quinta-feira (7) foi abreviada devido à agenda do secretário da Sesu, Amaro Lins, que se ausentou durante o encontro. Uma nova reunião foi agendada para dia 21 deste mês, com o objetivo de dar continuidade à discussão iniciada nesta tarde.
O encontro entre os diretores do Sindicato Nacional, Amaro Lins e Dulce Tristão, coordenadora geral de Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, durou menos de trinta minutos. A presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, disse que o objetivo do Sindicato era discutir a questão de criação e distribuição de vagas e cargos nas Instituições Federais de Ensino e a Carreira Docente.
“Queremos saber quais serão os critérios para a distribuição dos cargos e qual o planejamento para os próximos anos. Em relação à carreira, queremos saber qual espaço teremos para discutir a nossa proposta e contraproposta apresentadas no ano passado, vislumbrando a reestruturação efetiva, uma vez que a Lei 12.772/12 só vem consolidar a desestruturação, inclusive desrespeitando a autonomia das instituições”, disse Marinalva.
O ANDES-SN solicitou ainda a definição de datas para uma agenda com o MEC e também para a continuidade daquela reunião. Ficaram definidos dois novos encontros: um para 21/2, às 18h, e outro para a segunda quinzena de março, após o 32º Congresso do sindicato.
Em relação às vagas que foram autorizadas, os diretores do ANDES-SN solicitaram que seja disponibilizada ao sindicato, antes da próxima reunião, uma planilha com a distribuição das mesmas e cronograma para tal.
“Essa reunião não atendeu a nossa expectativa, criada a partir da reunião anterior com o Ministro da Educação. Daí a nossa insistência em realizar um novo encontro antes do 32º Congresso”, explicou Márcio de Oliveira, secretário geral do ANDES-SN.
Fonte: ANDES-SN
|