A diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm), enlutada, em nome de toda a categoria, manifesta solidariedade aos familiares das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que levou à morte de mais de 200 pessoas na madrugada deste domingo, 27. Segundo os últimos números, já estariam em 245. Para o presidente da Sedufsm e diretor do ANDES-SN, Rondon de Castro, o momento é de prestar solidariedade a todos que foram atingidos por essa tragédia, que envolveu centenas de universitários, já que a festa tinha um contingente de diversos cursos da UFSM.
O apelo, também da Sedufsm, assim como das autoridades, é que as pessoas se dirijam até o Hemocentro Regional e aos principais hospitais da cidade para doar sangue. Nas instituições médicas para onde foram levados os feridos e no Centro Desportivo Municipal (CDM), local para onde estão sendo levados os corpos, também há necessidade de profissionais voluntários em áreas como psicologia, enfermagem, assistência social. A reitoria da UFSM, através do site institucional, também convocou profissionais dessa área para darem apoio.
As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas, mas ventila-se a possibilidade de que um sinalizador utilizado por alguém da banda que se apresentava, por volta de 2h da madrugada deste domingo, teria atingido o isolamento acústico da boate e gerado o fogo que se alastrou rapidamente. A tragédia repercutiu não apenas no Brasil, mas até mesmo no exterior. Até mesmo a presidente Dilma Rousseff, em viagem ao exterior, se emocionou ao falar sobre o fato e segundo as agências de notícias, deve vir a Santa Maria.
Fonte: Sedufsm |