Os representantes das Instituições Federais de Ensino (Ifes) se reuniram no último fim de semana (15 e 16) para discutir as sugestões que serão encaminhadas para a diretoria do Sindicato Nacional Docentes Instituições Ensino Superior (Andes-SN) para compor o plano de lutas do setor para 2013, que será votado no 32º Congresso da entidade, em março do próximo ano. Veja aqui o relatório da reunião.
Em relação à luta específica dos docentes das Ifes, os representantes encaminharam pela atualização do caderno da campanha 2012 e reafirmaram a pauta de reivindicações, com ênfase para a carreira única e condições de trabalho.
Já sobre a campanha salarial conjunta com os demais servidores públicos federais (SPF) para 2013, os docentes propuseram a atualização da pauta de 2012, com a inclusão de mais dois eixos: luta contra a aprovação da lei de greve e defesa da negociação coletiva (com regulamentação da Convenção 151 da OIT).
Os dirigentes sindicais ainda incluíram nos encaminhamentos o fortalecimento da CNESF e a continuidade da participação do Andes-SN no Fórum das Entidades Nacionais dos SPF e da atuação no Espaço Unidade de Ação.
Foi ratificado também, pelos presentes, o calendário proposto para as ações conjunta com as demais entidades em 2013.
Fórum das Entidades Nacionais dos SPF:
• 22/01/2013: Protocolo dos “Eixos da Campanha Unificada dos SPF”, no MPOG; Esplanada dos Ministérios.
• 27/01/2013: Seminário sobre Negociação Coletiva, Direito de greve, e Acordo Coletivo Especial. Porto Alegre-RS, no Fórum Social Mundial.
• 20/02/2013: Lançamento oficial da Campanha Unificada dos SPF; às 9 horas, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
• 21/02/2013: Seminário das 03 (três) “esferas do serviço público”, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
Espaço Unidade de Ação
• 17 de abril de 2013: Grande Marcha a Brasília.
Fonte: Andes-SN |