As Seções Sindicais do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) têm até o dia 21 de dezembro para responder a pesquisa eletrônica sobre as condições de trabalho nas Instituições Federais de Ensino (Ifes). A necessidade da realização dessa pesquisa foi constatada pelo Comando Nacional de Greve (CNG/Andes-SN) a partir das pautas locais apresentadas pelos docentes das Ifes na última greve do setor.
“Constatamos que as instituições federais, principalmente as que sofreram expansões nos últimos anos, estavam com condições de trabalho totalmente precarizadas, daí porque sentimos necessidade de fazer um mapeamento mais completo utilizando metodologia estruturada”, conta o 1º vice-presidente do Andes-SN, Luiz Henrique Schuch.
Questionário
As perguntas foram elaboradas a partir da análise de 35 resultados de pautas locais/dossiês elaboradas pelos comandos locais de mobilização e encaminhadas, durante a greve, para o CNG/Andes-SN. Esses dados foram compilados por uma Comissão, o que permitiu uma melhor visualização e conhecimento sobre as principais demandas relativas à precarização das condições de trabalho nas Ifes.
O formulário apresenta cinco conjuntos temáticos: identificação, cargos e vagas docentes, obras e infraestrutura, gestão das Ifes e programas de expansão. Para responder às perguntas, o dirigente da seção sindical deve acessar o link http://quest.andes.org.br/index.php/survey/index/sid/914971/lang/pt-br e colocar o código de acesso que foi enviado pela secretária do Andes-SN, em circular datada do dia 6 de dezembro (leia aqui).
Caso a seção sindical considere que as situações previstas no questionário não estão adequadas à realidade local, deve utilizar o campo comentários para indicar as peculiaridades locais. Este campo também pode ser utilizado para a seção sindical fornecer informações acerca das situações que forem consideradas pertinentes, discrepantes entre as várias unidades, como descrições detalhadas, dados numéricos e exemplos de situações.
Como forma de facilitar o preenchimento dos dados, a Secretaria Geral do ANDES-SN enviou cópia do formulário em PDF para que o responsável pela pesquisa possa ter respostas para as questões antes de acessar o link.
A direção do Andes-SN enfatiza a necessidade de as seções sindicais responderem à pesquisa, já que ela permitirá um retrato das condições de trabalho dos docentes, tanto em relação à infraestrutura, quantidade de docentes versus o número de alunos, democracia, entre outras questões.
“Sabemos que os professores estão sobrecarregados e que a expansão não foi acompanhada da necessária contratação de professores e da construção de obras de infraestrutura necessárias, mas é importante que façamos essa pesquisa para termos um retrato o mais próximo possível da realidade”, argumenta a presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira.
Fonte: Andes-SN |