A Associação dos Docentes da Ufam (Adua) convoca todos os professores a participar da Conferência "Trabalho, saúde e condição profissional: implicações atuais e lutas em direção à humanização na carreira docente", que será ministrada pelo professor Doutor Agostinho da Silva Rosas, da Universidade de Pernambuco (UPE), e também presidente do Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisas.
O evento será realizado na quinta-feira (13), às 14h, no auditório da Adua, localizada na estrada no Instituito de Ciências Humanas e Letras (ICHL), no Campus Universitário, ao lado da TV Ufam. O encontro tem o apoio do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas Educacionais (Nepe), da Faculdade de Educação (Faced).
Segundo o presidente da Adua Jose Belizario, o objetivo da conferência é estimular a reflexão sobre as condições precárias de trabalho da classe docente. "Uma das pautas do movimento paredista de 2012 foi a reivindicação da melhoria das condições de trabalho, apesar de ser uma realidade do dia a dia da categoria, esta temática tem sido pouco refletido nas universidades federais", disse.
O presidente da entidade afirmou que o encontro também será um momento para refletir sobre a aposentadoria, assunyo que vem sendo discutido pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), por meio do Grupo de Trabalho Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria. "Nossa ideia é refletir sobre a saúde como eixo fundamental, a luta docente em prol da Emancipação Humana e a humanização da categoria docente na tentativa de buscar as melhorias das condições de trabalho", disse.
Fonte: Adua |