Em função da pandemia da Covid-19, as eleições para a diretoria da ADUA 2020-2022 serão realizadas remotamente pela primeira vez na história. A categoria aprovou, por unanimidade, durante a AG em 18 de setembro, a proposta de calendário para as eleições da diretoria da ADUA, apresentada pela atual diretoria e que teve a inserção de algumas mudanças sugeridas na assembleia.
O novo calendário abrange: inscrição de chapas para disputar a diretoria e dos integrantes do Conselho de Representantes das Unidades (Crad) - 23/09 até 07/10 (encerrado); homologação das chapas - 08/10 e 09/10 (encerrado); pedido de reconsideração à Comissão Eleitoral Local (CEL) - 13/10 (encerrado) e resposta aos pedidos de reconsideração – 14/10 (encerrado).
No calendário aprovado consta, ainda, o período para campanha eleitoral - 15/10 a 16/11; eleições - 17, 18 e 19 de novembro; contagem de votos e publicação do resultado – 19 de novembro; pedido de reconsideração à Comissão sobre o resultado – 21/11; Resposta aos pedidos de reconsideração – 22/11 e assembleia de posse em novembro ou dezembro de 2020, conforme a disponibilidade da diretoria eleita.
As eleições para diretoria da ADUA haviam sido suspensas em razão da necessidade de distanciamento físico recomendado pelas autoridades sanitárias em decorrência da pandemia do coronavírus. A CEL decidiu, por unanimidade, no dia 3 de abril, em reunião extraordinária por videoconferência, suspender as eleições para diretoria da ADUA e do Conselho de Representantes das Unidades (Crad).
A primeira aprovação da prorrogação do mandato da atual diretoria da ADUA, por quatro meses, ocorreu em AG realizada no dia 24 de junho. Após a suspensão da eleição, a Seção Sindical solicitou na Justiça a prorrogação, mas não obteve resposta. Diante da expiração do mandato (25 de junho), a Diretoria decidiu, em estado de exceção e com certa urgência, realizar a AG, amparada pela Lei 14.010.
Para garantir a organização da eleição antes do término do atual mandato – que havia sido prorrogado até 26 de outubro –, a diretoria da ADUA apresentou, em assembleia do dia 18 de setembro, a proposta de acrescentar o ponto de pauta “Prorrogação do Mandato da Atual Diretoria até 30 de dezembro de 2020”, que foi acatada pela categoria. A prorrogação foi aprovada por 26 votos favoráveis, sem voto contrário e abstenção. A diretoria se comprometeu a antecipar a posse da chapa eleita, caso o calendário seja cumprido como o estabelecido.
Leia também
Comissão Eleitoral homologa chapa para diretoria da ADUA e candidatos/as para os Crads
Confira a lista dos/as docentes aptos a votar nas eleições da ADUA
Fonte: ADUA
|