Teve início nesta quinta-feira (25), em Porto Velho (RO), o 1º Encontro das Seções Sindicais da Regional Norte 1 do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), gestão 2012-2014. Durante três dias, professores das Universidades Federais do Acre (Ufac), de Rondônia (Unir), de Roraima (UFRR) e do Amazonas (Ufam), além de docentes das Estaduais desses dois últimos Estados (UERR e UEA) devem avaliar a atuação do sindicato em defesa da categoria e ainda aprovar medidas para o próximo semestre.
“Nós pretendemos fazer uma avaliação do trabalho sindical que vem sendo realizado e vamos aproveitar para discutir os encaminhamentos para atuação da categoria pelos próximos seis meses”, afirmou o 1º tesoureiro da Regional Norte 1 e um dos organizadores do evento, professor Tomzé Vale da Costa. “Esse será um momento também para a apresentação da nova diretoria regional”, acrescentou Tomzé.
De acordo com o dirigente sindical, as discussões tomarão como referência as deliberações tomadas no 31º Congresso do Andes-SN, realizado em janeiro na capital amazonense e ainda no 57º Conselho Nacional do Andes-SN (Conad), promovido em junho, (na Parnaíba PI). “A expectativa é que esse encontro redinamize a atuação do sindicato na luta em defesa da universidade”, completou.
A escolha de Porto Velho para sediar o 1º Encontro da atual gestão foi motivada, de acordo com Tomzé, pelo intenso processo de mobilização que ocorreu no interior da universidade pública daquele estado, durante este último ano. “A Unir [Universidade Federal de Rondônia] vem de um processo de greve anterior à paralisação nacional e que foi muito forte, a ponto de destituir o reitor da instituição”, informou.
O evento é uma realização do Andes-SN, por meio da Regional Norte 1, e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia (Adunir). Até o fim desta gestão devem ocorrer ainda outros três encontros. A previsão é que o próximo seja realizado no Acre.
Programação
Na manhã desta quinta, o professor Almir Serra Menezes, diretor nacional do Andes-SN abriu a programação, facilitando o tema “Os desafios da educação pública brasileira na contemporaneidade”. À tarde, o foco do evento foi um debate sobre “Carreira docente, um direito a ser conquistado”.
Nesta sexta (26), os participantes terão como pauta do encontro “Estatuinte, uma via de democratização da universidade”, assunto que será exposto pelo professor Tomzé, que também integra a Comissão Executiva do Processo Estatuinte (Cepe) da Ufam.
O encerramento do encontro, no sábado (27), será marcado pela reunião organizativa da Regional Norte 1 e as respectivas seções sindicais presentes. Além de informes gerais, na pauta estão o Plano Geral de Lutas; o Plano de Luta dos Setores e a Avaliação política do evento, entre outros encaminhamentos.
Fonte: Adua |