O Comando Local de Mobilização (CLM) dos docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) definiu as estratégias de ação para manter a categoria na luta em defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. O encontro ocorreu nesta terça-feira (9), na sede da Adua e contou com a participação de membros da atual diretoria, ex-diretores e também integrantes do antigo Comando Local de Greve (CLG).
Um dos principais eventos planejados pelo CLM para ocorrer ainda este mês é um seminário sobre a privatização do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), criada pelo governo federal. Para essa atividade formativa, a Adua pretende convidar profissionais de renome local e nacional para debater o assunto.
Paralelo à organização do seminário, a Adua já inicia o trabalho de preparação da eleição do novo Conselho de Representantes da Adua (CRADs) nas unidades acadêmicas da Ufam. A previsão é que o pleito ocorra em meados de dezembro.
Outra frente de ação da nova diretoria, com o apoio do CLM, é a criação de Grupos de Trabalho (GTs) para discutir os principais temas de interesse da categoria e assessorar os professores durante as tomadas de decisão. Inicialmente, o foco são os GT Carreira e o GT Política Educacional. Mas, devem entrar em pauta, durante a gestão, também os GTs Formação Sindical, Verbas, Comunicação e Artes, e Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como o de Seguridade e Aposentadoria.
Na próxima segunda-feira (15), integrantes do CLM voltam a se encontrar com os demais professores da Ufam em mais uma rodada de Assembleia Geral, às 15h, no auditório da Adua. Durante a AG serão repassados os informes locais e nacionais, além da discussão sobre as eleições dos CRADs 2012/2014, definição da pauta local e dos encaminhamentos a serem tomados.
Ao fim do encontro, a Adua deve homenagear os professores, pela passagem do seu dia (15 de outubro), os servidores públicos em geral (28 de outubro) e a Adua, que também faz aniversário nessa data (28).
Fonte: Adua |