A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) realiza Assembleia Geral nessa sexta-feira, 07, às 15h. Os principais pontos de pauta são o processo de negociação da carreira docente, o Dia Nacional de Paralisação e o Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que em 2012 acontece em Manaus.
Como primeiro tema de discussão, a negociação entre Andes-SN e governo acerca da carreira docente será avaliada pela Adua. Serão debatidos se os avanços conquistados até agora estão cumprindo com as expectativas do movimento, assim como quais os próximos pontos de reivindicação.
Vale lembrar que a assinatura do acordo entre movimentos sindicais e Ministério do Planejamento (MPOG), ocorrido no final de agosto, garantiu conquistas como a linha única no contracheque, pondo fim a uma gratificação com potencial produtivista. O tratamento igualitário para ativos e aposentados também fez parte da conquista docente, além do início das discussões para reestruturar a carreira docente. As datas relativas ao calendário do Grupo de Trabalho (GT) de negociação da reestruturação da carreira docente, composto por Andes-sn, Proifes e demais entidades representativas, pode ser conferido em matéria do site do sindicato nacional clicando aqui.
Clique aqui e saiba quais os pontos do acordo entre docentes e governo
Em relação ao segundo ponto de pauta, o Dia Nacional de Paralisação, a seção sindical do Andes-SN na Ufam debaterá de que maneira se dará a programação do ato. A data de 24 de novembro foi determinada como Dia Nacional de Paralisação dentre os encaminhamentos gerais de reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) ocorrida nos dias 17 e 18 de setembro. No dia 24 também está programada uma oficina do Grupo de Trabalho de negociação da reestruturação da carreira docente, que acontecerá em Brasília.
31º. Congresso do Andes-SN
As deliberações sobre o próximo Congresso do sindicato nacional finalizam a Assembleia Geral de sexta. Na última edição do evento, que aconteceu em Uberlândia no início do ano, foi decidido que Manaus seria a próxima cidade a sediá-lo, em janeiro de 2012. O Congresso do Andes-SN é a instância deliberativa mais importante do sindicato nacional e contará com a presença de delegados, observadores e convidados de todo o país.
Fonte: Adua |