Com 164 votos, a chapa “Resistência, Participação e Conquistas” foi eleita para assumir a diretoria da Associação dos Docentes da Ufam (Adua) no biênio 2012/2014. A apuração do pleito ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), na sede da entidade, com a participação do presidente da Comissão, Luiz Fábio Paiva, do membro da comissão, Carlos Humberto Corrêa, e da representante da chapa Ana Gomes. No total, 169 professores foram às urnas na capital e em quatro dos cinco campi da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) do interior do Estado. A posse irá ocorrer no dia 28 de setembro.
Em Manaus, seis urnas foram instaladas em diferentes unidades do Campus Universitário, que resultaram em 139 votos a favor da chapa e cinco brancos. A urna do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) concentrou a maior parte dos votos com 43. Itacoatiara, Benjamin Constant, Parintins e Coari somaram 25 votos válidos e nenhum em branco. O único campus da Ufam no interior que não realizou eleições foi Humaitá. Nessa eleição, 863 docentes estavam aptos a votar. Conforme o Regimento Eleitoral, podiam participar os professores sindicalizados e em dia com as contribuições.
Segundo o presidente da Adua, Antônio Neto, a chapa reúne professores com larga experiência na Ufam e também recém-chegados. Neto ressaltou que essa composição é resultado do atual período político das universidades públicas federais. “Ela é fruto da dinâmica e da participação dos docentes nas atividades diárias da última greve”, disse. Na avaliação da atual gestão da diretoria, a chapa vencedora se apresenta com um projeto de continuidade. “É comprometida com os interesses da categoria, que luta pela reestruturação da carreira docente e por melhores condições de trabalho na Ufam”, destacou.
O presidente da chapa eleita, professor José Belizário Neto, foi enfático, ao comentar sobre o resultado do pleito e os rumos do movimento docente na Ufam. "Nós estamos legitimados pelo movimento e pela categoria. A greve está suspensa, mas a luta continua. Vamos continuar mobilizados e não podemos nos sentir derrotados. Nos sentimos, sim, tristes e decepcionados com o governo federal", afirmou.
Composição
Presidente – José Belizário Neto (ICHL)
1ª Vice-presidente – Antonieta do Lago Vieira (FT)
2° Vice-presidente – Rafael Bellan Rodrigues de Souza (ICSEZ/Parintins)
1º Secretário – Marcelo Mario Vallina (ICHL)
2ª Secretária – Ana Lúcia Gomes (ICB)
1º Tesoureiro – Raimundo Nonato Pinheiro (FES)
2º Tesoureira – Ana Cristina Belarmino de Oliveira (FCA)
Fonte: Adua
DM |