Com o encaminhamento da suspensão unificada da paralisação pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) interromperam a greve nesta segunda-feira (17), dia que completaria quatro meses de duração. Seguindo a decisão da entidade representativa, as atividades acadêmicas serão retomadas a partir desta terça-feira (18). A suspensão do movimento paredista na Ufam foi marcada com um ato público realizado na manhã desta segunda, no “Bosque da Resistência”, em frente ao Campus Universitário.
Com carro de som e bandeiras, os docentes entregaram panfletos informando a decisão nacional. “Estamos voltando para a sala de aula, mas continuamos mobilizados, na luta pela reestruturação e valorização da carreira e por melhores condições de trabalho”, discursou ao microfone o professor José Belizário Neto. Após a leitura do comunicado sobre a suspensão da greve, a professora Rosa Helena Dias da Silva explicou de que maneira os professores irão retomar as atividades. “De 17 a 21 de setembro vamos nos organizar para a retomada, mobilizados, em estado de alerta, até porque suspensão não significa saída”, disse.
Nos próximos dias, os docentes irão discutir o calendário acadêmico com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), que será levado para o Conselho Universitário (Consuni), no próximo dia 28. “O calendário acadêmico começará a ser discutido, nesta segunda, na Assembleia Geral, e também o calendário de mobilização, além dos encaminhamentos do CNG”, explicou o presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto. A AG será realizada às 15h, desta segunda-feira (17), no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul, do Campus Universitário.
Fonte: Adua |