A campanha “É Hora de Virar o Jogo”, da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), convoca, nesta semana, trabalhadores/as, entidades sindicais e movimentos sociais a mostrar a abundância do Brasil em contraste com a escassez que em o povo vive.
Assista ao vídeo com a coordenadora da ACD, Maria Lucia Fattorelli
Lançada em agosto, a campanha tem o objetivo central de mudar o cenário atual, marcado por inaceitável escassez, apesar do Brasil seja um dos países mais ricos do mundo. Na semana passada, a ACD convocou a população brasileira a cobrar as autoridades dos três poderes a desenvolver ações que promovam outro modelo econômico que garantam o funcionamento do Estado Social forte e vida digna para todas as pessoas.
Leia a Carta da Auditoria Cidadã da Dívida:
Para entendermos como podemos virar esse jogo é necessário estarmos cientes das nossas imensas possibilidades.
O Brasil é o país da abundância, com riquezas impressionantes, sob todos os aspectos!
Temos petróleo, nióbio e diversos minerais estratégicos; a maior reserva de água doce do planeta; grande extensão de terras agricultáveis; clima favorável; ricas florestas, cerrados, praias; todas as matrizes energéticas; riqueza humana e cultural impressionantes, além de outras riquezas financeiras que comentaremos na próxima publicação.
A realidade brasileira é de extrema abundância em todos os sentidos. Paradoxalmente, vivemos em inaceitável cenário de escassez. Faltam recursos para investimentos estratégicos e para o atendimento aos direitos sociais básicos.
Desde 2015, enfrentamos crises econômica, financeira, social, ambiental, política e ética; contínuas privatizações de patrimônio público e brutal retrocesso decorrente de contrarreformas que retiram as poucas conquistas alcançadas pela classe trabalhadora.
Com a pandemia do coronavírus, essas crises se agravaram e a situação atual é de verdadeira calamidade social.
Precisamos desmascarar o que separa a realidade de abundância do cenário de escassez, a fim de adotar as medidas necessárias para redirecionar os rumos e garantir o nosso desenvolvimento socioeconômico.
É HORA DE VIRAR O JOGO, para que as riquezas e a abundância que existem no Brasil cheguem à vida de todas as pessoas!
#ÉHORAdeVIRARoJOGO
Fonte: com informações da ACD
|