Uma comissão formada por quatro professores do Comando Local de Greve (CLG) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) visitou na última terça-feira (28) a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), em Manaus, para solicitar apoio durante a reunião da Comissão de Educação do Senado Federal, realizada na manhã desta quarta-feira (29), em Brasília (DF).
A parlamentar examinou a pauta dos docentes, mostrando-se sensível às reivindicações. “A deputada solicitou da assessoria dela em Brasília o acompanhamento da reunião no Senado para mantê-la a par do processo da negociação em curso”, informou o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Welton Yudi Oda, que participou da visita. Rebecca Garcia se comprometeu a efetuar novo contato com o CLG para tratar sobre as questões dos docentes.
Na ocasião, os professores entregaram documentos sobre o movimento paredista dos professores à parlamentar, como a Carta à Sociedade Amazonense, redigida pelo CLG, e a contraproposta protocolada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) no Planalto.
“Explicamos para a deputada que nossa greve não é uma luta dos docentes, mas do povo, porque não é apenas por reajuste salarial, mas em prol da universidade pública, e que essa proposta do governo é o início da privatização das universidades”, disse a professora Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Ana Cristina Oliveira. A comissão foi composta também pelos professores José Belizário Neto e Ronaldo Antônio dos Santos.
Fonte: Adua |