Os professores da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), em greve há três meses, realizaram Assembleia Geral (AG), nesta sexta-feira (17), para definir o processo eleitoral, que irá escolher a nova diretoria da entidade para o próximo biênio (2012/2014). A reunião ocorreu pela manhã, no auditório da sede da Adua, no Campus Universitário.
O Regimento das Eleições e a definição da Comissão Eleitoral foram os principais temas analisados na reunião. Na ocasião, os docentes aprovaram como presidente da comissão do pleito Luiz Fábio Paiva e como membros titulares Osvaldo Coelho e Carlos Humberto. Já como 1º e 2º suplentes, respectivamente, Mateus Coimbra de Oliveira e Antônio Pereira de Oliveira, atual presidente da Adua.
O edital das eleições 2012 para a diretoria da associação foi lançado e o período de inscrição das chapas segue até o dia 18 de agosto, na sede da entidade. O calendário do pleito reúne etapas previstas para ocorrer em um prazo de aproximadamente 50 dias, finalizando com a ida dos professores às urnas no dia 20 de setembro.
Podem ser candidatos nas eleições os professores pertencentes ao quadro de sindicalizados e em dia com as contribuições mensais. De igual forma, estão aptos a votar os que se encontram nas mesmas condições, conforme o regimento da associação. O presidente da Adua aposta num projeto de continuidade. “Não temos visto nenhuma tendência de oposição à direção (do sindicato). O próprio comando de greve está bem unificado”.
Segundo o Antônio Neto, a paralisação não interfere no processo eleitoral. “Pelo contrário, a expectativa é que o envolvimento de novos professores nas atividades diárias da greve possa estimular a candidatura de mais representantes da categoria”, disse. O presidente da Adua afirmou ainda que docentes de diversas unidades acadêmicas estão participando das atividades de greve, estimulando a formação de uma chapa comprometida com os interesses da categoria.
Fonte: Adua |