Um calendário de mobilização contra a Reforma Administrativa e em defesa dos serviços e dos/as servidores/as públicos/as foi aprovado durante o seminário do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizado virtualmente de 12 a 14 de agosto e que reuniu mais de 200 representantes de diversas categorias. Com tema central “O governo Bolsonaro, suas políticas e as consequências para a democracia brasileira”, o encontro definiu, ainda, um Dia Nacional de Lutas Unificadas.
Na quinta-feira, os participantes, divididos em grupos de trabalho, debateram a organização sindical, o plano de lutas e as propostas para o enfrentamento aos ataques dos governos Federal, estaduais e municipais, além de definirem estratégias de luta para a valorização de servidores/as públicos/as do Brasil e em defesa do Estado e dos serviços públicos. As propostas foram sistematizadas em relatório aprovado na plenária final, no dia seguinte.
Definições
O seminário encaminhou realização de um Dia Nacional de Lutas com greves e paralisações nas três esferas do funcionalismo e empresas estatais. Para a construção dessa data, definiram um calendário de ações com atividades nos Estados e nas bases das categorias do funcionalismo.
Além disso, foi definida uma campanha nacional de comunicação em defesa do serviço e dos servidores/as públicos/as, pautando os perigos da Reforma Administrativa, que visa acabar com os direitos conquistados pela categoria e precarizar e privatizar serviços essenciais prestados à população.
Os/As servidores/as apontaram também a necessidade de uma greve sanitária para barrar o retorno às atividades presenciais, enquanto não houver garantias efetivas de segurança para os/as trabalhadores/as.
Leia o Relatório do Seminário
Assista ao terceiro dia do Seminário
Fonte: ANDES-SN com edição da ADUA
|